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Inovação em serviços em empresas de manufatura: evidências no setor de equipamentos médico-hospitalares

Processo: 18/06981-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2018
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2019
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pesquisador responsável:Glauco Henrique de Sousa Mendes
Beneficiário:Guilherme Sales Smania
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Servitização   Manufatura   Prestação de serviços   Equipamentos e provisões hospitalares   Revisão sistemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Empresas de Manufatura | Equipamentos Medico-Hospitalares | Inovação em serviços | servitização | Sistema produto-serviço | Inovação em Serviços

Resumo

As empresas de manufatura passaram a incorporar a prestação de serviços a sua oferta de produtos como forma de ampliar a proposição de valor ao cliente. Esta estratégia adotada é denominada servitização. Tendo em vista os benefícios provenientes da oferta integrada de produtos e serviços, essas empresas passaram a realizar inovações em serviços. Muitos estudos analisam a prática de inovação em serviços em empresas manufatureiras em diversos países; entretanto, poucos investigam essa prática em empresas brasileiras, sobretudo as fabricantes de equipamentos médico-hospitalares. O presente trabalho visa analisar quais fatores que têm impactos no processo de inovação em serviços em empresas do setor de equipamentos médico-hospitalares. Os fatores que serão analisados são: investimento em recursos humanos, adoção de tecnologias, envolvimento dos clientes, entendimento das necessidades dos clientes, organização e estruturação do processo de desenvolvimento de novos serviços e parcerias tecnológicas. Como método de pesquisa, serão adotados os seguintes procedimentos: revisão sistemática da literatura e levantamento do tipo survey. Os dados coletados serão analisados por meio de métodos estatísticos para se verificar se há correlação entre os fatores analisados e a prática de inovação em serviços. Por fim, serão publicados dois artigos em congresso visando a difusão dos resultados obtidos. (AU)

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