Busca avançada
Ano de início
Entree

Envolvimento das células glia no efeito antinociceptivo da Toxina botulínica tipo A

Processo: 18/13575-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise e Controle de Medicamentos
Pesquisador responsável:Altair Antoninha Del Bel Cury
Beneficiário:Victor Ricardo Manuel Muñoz Lora
Supervisor no Exterior: Zdravko Lackovic
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Zagreb, Croácia  
Vinculado à bolsa:17/07741-7 - Efeitos da aplicação periférica de Toxina botulínica A sobre a sensibilização central induzida por artrite na ATM de ratos, BP.DR
Assunto(s):Imunofluorescência   Microglia   Odontologia   Nociceptividade   Toxinas botulínicas

Resumo

O efeito antinociceptivo da toxina botulínica tipo A (TxB-A) se deve, em parte, à inibição periférica de certos mediadores da dor. Por outro lado, alguns autores indicam um envolvimento central da neurotoxina, com uma possível interação com as células da glia. Portanto, o objetivo do estudo será avaliar a possível interação entre a TxB-A e as células gliais, através da marcação da expressão do SNAP-25 clivado, P2X7 e TRPV1 mediante imunofluorescência, em ratos induzidos a hipernocicepção persistente. Para atingir este objetivo, ratos Wistar serão induzidos a hipernocicepção persistente na articulação temporomandibular e em seguida tratados com uma injeção intra-articular de TxB-A (7U / kg). O comportamento nociceptivo dos animais será avaliado e depois serão eutanasiados para coletar amostras do gânglio trigeminal e do subnúcleo caudal para marcar a expressão do SNAP-25 clivado, receptores P2X7 e TRPV1 mediante imunofluorescência. Os dados serão coletados e as análises estatísticas correspondentes serão aplicadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LORA, V. R. M. MUNOZ; CURY, A. A. DEL BEL; JABBARI, B.; LACKOVIC, Z. Botulinum Toxin Type A in Dental Medicine. JOURNAL OF DENTAL RESEARCH, v. 98, n. 13, p. 1450-1457, DEC 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.