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Era uma vez: como se contam histórias às crianças no contexto familiar?

Processo: 18/07697-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2018
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Lopes-Herrera
Beneficiário:Isa Augusta Campos Trindade
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Aquisição da linguagem   Linguagem oral   Desenvolvimento infantil   Crianças   Relações familiares   Interação verbal   Narração de histórias   Análise de dados   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:contação de histórias | Desenvolvimento da linguagem infantil | Fonoaudiologia | Narrativa | relações familiares | Aquisição e desenvolvimento da linguagem

Resumo

Introdução: a aquisição da linguagem oral é um marco importante no desenvolvimento infantil e depende diretamente da interação da criança com interlocutores modelos, sendo que os adultos desempenham um papel fundamental como modelo adequado de fala. Há muitas formas dessas interações ocorrerem, entre elas, a leitura e contação de histórias. Objetivo: investigar se pais e/ou cuidadores de crianças contam ou leem histórias, explorando as características dessa interação. Materiais e Métodos: participarão de um estudo piloto 30 pais e/ou cuidadores de crianças entre 0 e 6 anos, recrutados por mídias sociais. A partir desse estudo, será feito o cálculo amostral para determinar o número final de participantes. Todos os participantes responderão dois questionários online disponibilizados por meio do Google Forms: o primeiro, um questionário especifico para a pesquisa (irá explorar características dos hábitos de leitura e contação de histórias, por exemplo, frequência, tipo de histórias, entre outros) e um segundo de caracterização sócio - econômica. Os participantes terão que concordar em participar da pesquisa, por um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Todos os procedimentos serão submetidos ao Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos da FOB-USP. As etapas da metodologia do estudo serão: Revisão de literatura; Elaboração dos questionários; Estudo Piloto; Aplicação dos questionários; Análise de dados (realizada por meio da estatística descritiva). Resultado esperados: a partir do estudo, espera-se delinear um perfil de como os pais e/ou cuidadores de crianças entre 0 e 6 anos leem e contam histórias para seus filhos. Essas informações poderão ajudar a determinar quais populações precisam de mais orientações sobre tal prática, bem como poderão nortear campanhas e ações sociais para tornar a leitura e contação de histórias, uma das estratégias efetiva de estimulação de linguagem oral, um hábito da família brasileira.

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