Busca avançada
Ano de início
Entree

O desenvolvimento das funções executivas quentes e frias durante o início da adolescência e suas relações com as mudanças no cronotipo: uma comparação entre culturas (Brasil e Iran)

Processo: 18/18057-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Acordo de Cooperação: Cognitive Science and Technology Council of Iran
Pesquisador responsável:Sabine Pompéia
Beneficiário:Beatriz Zappellini de Souza
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/02816-9 - O desenvolvimento das funções executivas quentes e frias durante o início da adolescência e suas relações com as mudanças no cronotipo: uma comparação entre culturas (Brasil e Iran), AP.R
Assunto(s):Fatores socioeconômicos   Adolescência   Comportamento do adolescente   Função executiva   Cognição   Sono   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescência | auto controle | Cronotipo | estágio puberal | fatores socioeconômicos | funções executivas | marcadores cognitivos da puberdade

Resumo

Funções executivas, um conjunto de processos cognitivos envolvidos na autorregulação do comportamento, maturam na adolescência, período marcado por outras mudanças fisiológicas que também afetam a cognição, como os padrões de sono. Ter desempenho executivo deficitário nesta fase de vida se traduz em vulnerabilidade e impacta o futuro dos jovens em termos de qualidade de vida e de saúde, desempenho acadêmico, comportamento antissocial, entre outros. Até que ponto a cultura e o status socioeconômico influenciam este desenvolvimento é pouco estudado e incerto. O tema do presente estudo é centrado na avaliação de uma gama de funções executivas necessárias para resolução de problemas cognitivos (funções executivas frias) e socioemocionais (funções executivas quentes) durante o início da adolescência. Tomaremos em consideração não só a idade, mas também o desenvolvimento puberal, cronotipo e padrões de sono, bem como a base sociocultural, estudando jovens do Brasil e do Irã, países com acentuada desigualdade social. Somente medidas comportamentais de domínio público e que não envolvam equipamentos complexos serão utilizadas para democratizar a reprodutibilidade dos achados. O estudo será transversal e incluirá mais de 300 participantes de 9 a 15 anos de idade provenientes de uma gama de contextos socioeconômicos. Fatores suscetíveis a intervenções para melhorar as funções executivas na adolescência serão determinados e os resultados serão divulgados à comunidade científica e ao público em geral.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)