Busca avançada
Ano de início
Entree

Instrumento de avaliação de manifestações mucocutâneas da doença de Behçet por autorrelato

Processo: 18/12930-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Alexandre Wagner Silva de Souza
Beneficiário:Natalia Borges Cardin
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reumatologia   Síndrome de Behçet   Sinais e sintomas   Úlceras orais   Inquéritos e questionários   Autorrelato   Estudos transversais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doença De Behçet | questionários | Vasculites | Reumatologia

Resumo

A doença de Behçet (DB) é uma doença inflamatória sistêmica classificada como vasculite de vasos variáveis, que pode acometer vasos de todos os calibres e de ambas as circulações. As principais manifestações clínicas na DB são úlceras orais, úlceras genitais, lesões cutâneas, inflamação ocular e outras, incluindo vasculares, gastrointestinais e neurológicas. Acredita-se que patogenia da doença dependa da interação de fatores genéticos, como a presença do marcador genético HLA-B*51, e ambientais, sendo os agentes infecciosos os mais associados à doença. As manifestações mucocutâneas são sintomas comuns da DB que não representam risco de mortalidade ou de morbidade, no entanto, são importantes para o diagnóstico para a doença e podem trazer bastante desconforto para o desempenho de atividades de vida diária. Informações detalhadas para tais manifestações não são obtidas com os índices de atividade de doença existentes, limitando a escolha de um tratamento ideal e a determinação da atividade mucocutânea da DB. O Índice Mucocutâneo foi desenvolvido para mensurar essa atividade e se correlaciona, de forma significativa, aos escores observados em índices de atividade de doença já validados. Objetivos: Avaliar associações entre o Índice Mucocutâneo e as manifestações clínicas da DB, mensurada pelo instrumento BR-BDCAF (Behçet's Disease Current Activity Form) e avaliar o impacto da atividade mucocutânea da doença na capacidade de trabalho pelo instrumento WPAI-GH (Work Productivity and Activity Impairment - General Health), além de avaliar o impacto da terapia sobre o índice mucocutâneo. Métodos: Será realizado estudo transversal que incluirá cem pacientes com diagnóstico de DB. Serão utilizados os seguintes critérios de inclusão: diagnóstico de DB pelos critérios do International Study Group (ISG), idade e 18 anos e consentimento em participar do estudo. O índice consiste na avaliação da atividade de doença relacionada a úlceras orais, a úlceras genitais e ao eritema nodoso na DB.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KARACAYLI, UMIT; ADESANYA, ADEBOWALE; AKSOY, AYSUN; BELEM, JOICE M. F. M.; CARDIN, NATALIA BORGES; SARI, FATMA BUSRA; BEYHAN, TUGBA EMINE; CELIK, ZULAL; KARACAYLI, CEREN; ALIBAZ-ONER, FATMA; et al. The assessment of presenteeism and activity impairment in Behcet's syndrome and recurrent aphthous stomatitis: a multicentre study. RHEUMATOLOGY, v. 61, n. 4, p. 10-pg., . (18/12930-6)