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Problemas de corte e empacotamento bidimensionais com itens do tipo tetris

Processo: 18/11877-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Leonardo Junqueira
Beneficiário:Artur Gil de Vasconcellos
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/01860-1 - Problemas de corte, empacotamento, dimensionamento de lotes, programação da produção, roteamento, localização e suas integrações em contextos industriais e logísticos, AP.TEM
Assunto(s):Programação linear inteira   Programação matemática   Otimização combinatória   Problemas de corte e empacotamento   Problemas de corte bidimensional   Modelos matemáticos

Resumo

Neste projeto de pesquisa serão estudadas variantes de problemas de corte e empacotamento bidimensionais envolvendo itens do tipo tetris. Nestes problemas, os itens possuem formas de tetraminós e devem ser arranjados sem sobreposição e completamente dentro de uma placa retangular. O objetivo pode consistir ora em maximizar a área ocupada da placa ora em minimizar uma das dimensões da placa. Algumas aplicações reais destes problemas podem incluir o corte de tecidos e couro, a estampagem de chapas metálicas, o corte de revestimentos cerâmicos, o projeto de placas de circuito impresso e a diagramação de revistas, jornais e páginas de internet. Tratam-se de problemas de otimização combinatória de difícil solução exata, e, até onde se tem conhecimento, não há trabalhos na literatura que trataram estes problemas e que propuseram modelos de programação linear inteira mista para descrevê-los. Neste projeto de pesquisa pretende-se desenvolver modelos de programação matemática baseados em programação linear inteira mista para descrever estes problemas, implementá-los utilizando linguagens de modelagem e aplicativos de otimização, e realizar experimentos computacionais com exemplos gerados aleatoriamente e baseados na literatura disponível.

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