Busca avançada
Ano de início
Entree

Cultura Participativa no YouTube: relação entre o ídolo-fã em canais brasileiros

Processo: 18/18113-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2020
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Maria Cristina Gobbi
Beneficiário:Caroline Mazzer de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):YouTube   Internet   Web 2.0   Ídolos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celebridade | cultura participativa | fa | influenciadores digitais | Youtube | Processos Midiáticos e Práticas Socioculturais

Resumo

Conceitos como fã e celebridade são anteriores à internet. Todavia, com o advento da rede mundial de computadores e, sobretudo, com o desenvolvimento das ferramentas da web 2.0, foi possível criar um espaço de comunicação e participação online. Possibilitou-se portanto, a Cultura Participativa, a qual reconfigura as relações entre o ídolo-fã, ao facilitar a produção independente de conteúdo e também possibilitar uma interação mais instantânea do público com o veículo, por meio de ferramentas como comentar e compartilhar, por exemplo. Neste contexto, o presente estudo procura refletir sobre como a Cultura Participativa se manifesta no YouTube. Para tanto, se pretende usar uma metodologia exploratória, com o intuito de fazer o levantamento bibliográfico e documental necessários. Os resultados vislumbram demonstrar o atual cenário da cultura participativa na perspectiva do fã no YouTube. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Caroline Mazzer de. A cultura participativa no YouTube: relação entre ídolos-fãs em canais brasileiros. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Arquitetura. Artes. Comunicação e Design. Bauru Artes.