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Avaliação da efetividade de diferentes ações de treinamento na colocação de protetores auditivos em indivíduos sem conhecimento prévio de uso

Processo: 18/19691-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2019
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Alessandra Giannella Samelli
Beneficiário:Daiane Alves Martins
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Segurança do trabalho   Educação   Equipamento de proteção individual   Dispositivos de proteção das orelhas   Ruído
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Protetores auditivos | Ruído | Audiologia

Resumo

No ambiente de trabalho, a segurança do trabalhador é de vital importância. Nesse sentido as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, que visem identificar situações que exijam o planejamento de ações de proteção, que buscam a prevenção, são necessárias. Visto que essas medidas coletivas não são sempre possíveis, a utilização do equipamento de proteção individual (protetor auditivo) adequado, e da maneira correta, torna-se o método mais eficiente a curto prazo. Objetivos: Avaliar a eficácia de colocação do protetor auditivo (PA), pelo nível de atenuação pessoal, obtido após diferente método de treinamento para colocação do PA plugue de inserção moldável. Métodos: Participarão deste estudo 40 universitários da Universidade de São Paulo, de ambos os gêneros, que não utilizam dispositivos de proteção auditivas. Todos os participantes serão orientados sobre o estudo e, caso concordem, deverão assinar o termo de consentimento livre e esclarecido para participação no estudo. Após a anamnese e otoscopia, será realizada a avaliação do nível de atenuação pessoal (NAP), utilizando o equipamento E-A-Rfit Validation System da marca 3M, em duas etapas: primeiro sem que o indivíduo tenha conhecimento prévio acerca da forma correta de inserção do PA e, depois, após a intervenção educativa. Serão avaliadas e comparadas três intervenções: informações escritas (disponíveis na embalagem), treinamento demonstrativo fornecido pelo avaliador e visualização de um vídeo autoexplicativo de como realizar a colocação adequada do PA. Serão comparadas as diferentes intervenções entre si, baseando-se no NAP, bem como será comparado o NAP obtido pré e pós intervenções.

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