Busca avançada
Ano de início
Entree

Calogênese in vitro como alternativa a produção de filantina e hipofilantina em Phyllantus amarus

Processo: 19/00243-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2019
Vigência (Término): 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Jean Carlos Cardoso
Beneficiário:Maria Eduarda Barboza Souza de Oliveira
Instituição-sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura de tecidos vegetais   Sistemas de cultivo   Plantas medicinais   Organogênese   Metabólitos secundários   Phyllanthus   Técnicas in vitro

Resumo

A produção de princípios ativos de plantas medicinais tem retomado sua importância nessa última década. Ao mesmo tempo que o conhecimento sobre suas propriedades farmacológicas ganha espaço, os sistemas de cultivo passam a ser a principal fonte de substâncias complexas visando seu uso para diferentes fins. Nesse contexto, a consorciação de técnicas biotecnológicas como o cultivo in vitro, associado a indução da produção de metabolitos requerem conhecimentos sobre aspectos relacionados a fisiologia da planta, e que que resultem em métodos eficientes de controle do desenvolvimento vegetal, associado a indução da produção de metabólitos secundários induzidos por agentes químicos ou físicos, também conhecidos como elicitores. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivos a produção in vitro de metabólitos secundários obtidos da espécie Phyllanthus amarus, em especial a filantina e hipofilantina. Para tanto estão sendo propostos experimentos que envolvem: o estabelecimento de protocolo visando a obtenção de calos para a produção de massa vegetal, e em seguida os testes com elicitores, objetivando avaliar a indução da produção desses metabólitos nos calos. O sistema será comparado a um sistema de cultivo das plantas em vaso, em condições de casa de vegetação. Dessa forma será possível avaliar as diferenças e a viabilidade da produção de metabólitos in vitro, comparado a um sistema convencional de produção.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOSO, JEAN CARLOS; DE OLIVEIRA, MARIA EDUARDA B. S.; CARDOSO, I, FERNANDA DE C. Advances and challenges on the in vitro production of secondary metabolites from medicinal plants. Horticultura Brasileira, v. 37, n. 2, p. 124-132, APR-JUN 2019. Citações Web of Science: 1.
BEATRIZ CRISTINA DE OLIVEIRA; MARIA EDUARDA BARBOZA SOUZA DE OLIVEIRA; JEAN CARLOS CARDOSO. Feasibility of the new method for orchid in vitro rooting using liquid and chemical sterilized culture medium under different sucrose concentration. Ornamental Horticulture, v. 25, n. 3, p. 263-269, Set. 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.