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Censura ao corpo na performance contemporânea: estéticas, políticas e afetos: análise comparativa Brasil/Estados Unidos

Processo: 19/00485-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 15 de julho de 2019
Data de Término da vigência: 14 de outubro de 2019
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Ferdinando Martins
Beneficiário:Ferdinando Martins
Pesquisador Anfitrião: Diana Taylor
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: New York University, Estados Unidos  
Assunto(s):Brasil   Censura   Afeto   Eficiência   Política   Sexualidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Afeto | Brasil | censura | performance | Política | Sexualidade | Performance

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar casos recentes de censura ao corpo na performance contemporânea a partir de eventos ocorridos no Brasil. Para tanto, busca ressonâncias em performances semelhantes apresentadas no âmbito das atividades do Hemispheric Institute for Performance and Politics, da Universidade de Nova York e, em especial, os trabalhos desenvolvidos por Regina José Galindo, Coco Fusko e Ron Athey. Toma como objeto as performances DNA de DAN, de Maikon K; La Bête, de de Wagner Schwartz; Pedra, de Regina José Galindo; e a criação coletiva Macaquinhos. Busca-se, com isso, evidenciar a relação entre afetos, política e sexualidade na construção de uma moralidade conservadora manifesta na prática censória por meio de estratégias de dissimulação e de criação de abjeções na construção da alteridade. Procura caracterizar a construção performática do conservadorismo por meio de sua inserção em um circuito de afetos baseado, de um lado, na demonstração de poder político e, de outro, na negação de compreender a sexualidade como construção histórica, cultural e subjetiva. Para tanto, estabelece procedimentos cartográficos de análise comparativa, desmontagens e reconstrução histórica. Como referencial teórico principal, a pesquisa é norteada pelas ideias de arquivo e repertório empregadas por Diana Taylor em suas análises sobre as performances culturais nas Américas. Esse referencial permite que se compreenda as relações entre estética, política e afetos nas performances artísticas e suas interseções com a performance política e a performance censória-conservadora. Nesse sentido, o projeto explicita os motivos e o plano de trabalho a ser desenvolvido como pesquisador visitante no Hemispheric Institute. (AU)

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