Busca avançada
Ano de início
Entree

O corpo na tela: como desenvolver, em adolescentes, a leitura crítica e o uso criativo de conteúdo referente à estética divulgado pelo YouTube

Processo: 18/24987-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Roseane Andrelo
Beneficiário:Julie Siqueira de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Alfabetização   Adolescentes   Meios de comunicação   Plataforma (computação)   YouTube   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | alfabetização midiática e informatizacional | estética | Mídia-educação | Youtube | alfabetização midiática

Resumo

As mídias reconfiguraram a cultura e comunicação dos indivíduos, que modificaram sua postura de apenas consumidores de conteúdos a também produtores. A relação da audiência com a mídia atribui às pessoas comuns o maior nível de confiabilidade, o que reforça a relação consumidor-produtor de mídia e confere à plataforma do youtube notabilidade. Em meio a esses atores, estão os adolescentes, usuários do site que buscam identificação e aprendizado de assuntos de seus interesses, entre esses os relacionados ao tema da estética. O assunto, por vezes exposto de maneira leviana em meios de comunicação pode resultar numa concepção de padrões estéticos não alcançáveis, o que pode ser frustrante aos adolescentes. Em meio à conjuntura descrita, há questões pertinentes: existe preocupação com a credibilidade da informação? Que uso que os jovens fazem da informação de estética no cotidiano? Destas reflexões, surge o problema de pesquisa proposto pelo projeto: como desenvolver a leitura crítica e o uso criativo de conteúdo referente à estética divulgado pelo youtube, entre adolescentes? O presente estudo prevê, como metodologia, além de pesquisa bibliográfica, a realização de uma pesquisa empírica a ser concebida em uma escola pública do ensino médio de Bauru para propor diretrizes para ações de alfabetização midiática que promovam o uso crítico e criativo do youtube por adolescentes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)