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Procedimento para a criação de um geoportal para avaliação de um sistema de calçadas: estudo de caso no centro de Bauru - SP

Processo: 18/25179-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2019
Vigência (Término): 30 de abril de 2020
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Barbara Stolte Bezerra
Beneficiário:Bruna Costa Silva
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Acessibilidade   Mobilidade urbana   Transporte público   Calçadas   Indicadores de qualidade   Sistema de informação geográfica (SIG)   Georreferenciamento   Coleta de dados   Bauru (SP)

Resumo

Em um contexto mundial de busca de alternativas mais sustentáveis de vivência urbana, faz-se necessário que práticas de uso de transportes coletivos motorizados e de meios de transporte não motorizados sejam estimuladas por meio não só de programas de incentivo, mas também através da propiciação de estruturas urbanas condizentes em acessibilidade, principalmente no que diz respeito às calçadas e travessias, objetos de estudo da pesquisa proposta. A fim de diagnosticar e propor projetos de ação, que permitam a identificação e análise das calçadas e travessias que estão em desconformidade com os parâmetros de qualidade, as quais interferem na atividade de caminhar dos pedestres, as prefeituras necessitam de meios possíveis e de fácil aplicação. Uma medida de análise da situação das calçadas é o uso de indicadores de qualidade. Dessa forma, propõe-se o uso de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) georreferenciadas o qual permitirá que uma coleta parcial dos dados seja feita remotamente através de ferramentas do programa, diminuindo a quantidade de dados necessários para serem coletados em campo. No entanto, de acordo com as obrigações e deveres dos municípios, a Constituição Federal pressupõe que haja a disseminação das informações geográficas municipais, as quais devem ser sempre atualizadas e acessíveis aos munícipes. Diante disso, o trabalho proposto tem como objetivo geral a proposição de um método para a criação de um Geoportal para avaliação de um sistema de calçadas. Nesse contexto, o Geoportal se insere como uma ferramenta que auxiliará os pedestres com dificuldades de mobilidade reduzida a entender o contexto do sistema de calçadas da cidade atualizado, permitindo assim que haja um planejamento prévio de mobilidade a pé através das calçadas que melhor se adequam à questão de acessibilidade. Além disso, o geoportal de um sistema de calçadas também é importante no que diz respeito ao transporte público coletivo, visto que ambos sistemas de mobilidade se complementam. Neste trabalho, será realizado um estudo de caso sobre a implantação de um Geoportal a partir de softwares livres para a região central da cidade de Bauru - SP.