Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da funcionalização de nanotubos de dióxido de titânio com MPS

Processo: 19/00568-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2019
Vigência (Término): 30 de abril de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Gilmar Patrocínio Thim
Beneficiário:Diego Morais da Silva
Instituição-sede: Divisão de Ciências Fundamentais (IEF). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Funcionalização   Caracterização estrutural   Nanotubos   Dióxido de titânio   Nanocompósitos   Materiais compósitos poliméricos

Resumo

Os nanotubos de dióxido de titânio (TiO2) estão ganhando cada vez mais a atenção dos pesquisadores devido à sua elevada área superficial e excelentes propriedades físico-químicas. São materiais indicados para diversas aplicações na área de desenvolvimento de materiais, como na fabricação de dispositivos catalíticos, sensores de hidrogênio, baterias, supercapacitores, células solares, biomateriais e nanocompósitos poliméricos. Desta forma, através do processo de funcionalização, é possível contribuir com a melhoria do desempenho deste material, além de conferir-lhe melhores propriedades físico-químicas. Dito isto, este trabalho visa a funcionalização dos nanotubos de dióxido de titânio utilizando-se 3-metacriloxipropiltrimetoxisilano como agente de funcionalização, para posterior aplicação do material em nanocompósitos poliméricos. É importante esclarecer que o projeto objetiva somente estudar a funcionalização dos NT/TiO2 com MPS. A preparação dos nanocompósitos, bem como sua caracterização, será realizada pelo aluno em outro projeto posteriormente. Os nanotubos serão caracterizados por difração de raios X (DRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV-FEG), microscopia eletrônica de transmissão (MET), espectroscopia Raman, espectroscopia de absorção na região do infravermelho (FT-IR), espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios X (XPS), potencial zeta e ensaios de dispersão.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, DIEGO MORAIS; CANUTO DE MENEZES, BEATRIZ ROSSI; NONATO BEZZON, VINICIUS DANILO; DO AMARAL MONTANHEIRO, THAIS LARISSA; DE MACEDO, ERENILDA FERREIRA; TADA, DAYANE BATISTA; PETRACONI, GILBERTO; THIM, GILMAR PATROCINIO. Phase transition of TiO2 nanoparticles into titanate nanorods via hydrothermal reactions. SN APPLIED SCIENCES, v. 1, n. 8 AUG 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.