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O papel do comportamento verbal em humanos

Processo: 19/06910-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 05 de agosto de 2019
Data de Término da vigência: 20 de janeiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Josiane Maria Donadeli
Supervisor: Anna Ingeborg Petursdottir
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Texas Christian University (TCU), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:17/01216-8 - Comportamento alimentar de crianças: regras, promessas e correspondência, BP.DR
Assunto(s):Comportamento verbal   Ingestão de alimentos   Obesidade pediátrica   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento governado por regras | controle instrucional | Insensibilidade comportamental | seguimento de regra | Comportamento verbal

Resumo

Este projeto apresenta uma visão geral das atividades planejadas a serem realizadas durante um estágio de cinco meses e dezesseis dias na Universidade Cristã do Texas (Texas Christian University), em Fort Worth, Texas, como uma extensão valiosa para a pesquisa de doutorado da beneficiária. A pesquisa desenvolvida no Brasil está investigando possíveis variáveis que controlam a ingestão de alimentos saudáveis e não saudáveis de crianças em uma situação de escolha. Esta questão é importante, uma vez que a obesidade infantil é considerada um grave problema de saúde pública. Dois dos três experimentos planejados já foram concluídos, e o terceiro será realizado no primeiro semestre de 2019, antes do início do estágio. Verificamos que o uso de regras para a ingestão de alimentos pode diminuir a quantidade de alimentos não saudáveis ingeridos, e que um treino de seguimento de regras associado com um esquema de reforçamento de razão variável pode ser eficaz para manter baixa a quantidade de alimentos não saudáveis ingeridos ao longo do tempo. Durante o estágio, a beneficiária buscará aprimorar a tese final por meio das seguintes atividades: discutir os dados, a análise dos dados e as conclusões da tese com a supervisora no exterior e seus alunos; escrever manuscritos para publicação; participar como observadora em estudos com adultos conduzidos pelos alunos da supervisora; participar das reuniões semanais orientadas pela supervisora junto a seus alunos; participar como observadora em aulas sobre condicionamento e aprendizagem; e conduzir um experimento (a depender da aprovação ética pelos setores apropriados). (AU)

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