Genealogia de uma operação historiográfica: as apropriações dos pensamentos de Edw...
Pensar diferentemente: a superacao dos limites historicos em michel foucault.
Michel Foucault e a história: da postura crítica a escrita genealógica (1954-1984)
Processo: | 19/03382-8 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de junho de 2019 |
Data de Término da vigência: | 31 de dezembro de 2019 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia |
Pesquisador responsável: | Pedro Paulo Garrido Pimenta |
Beneficiário: | Rodrigo de Oliveira Figueiredo |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Verdade Poder (psicologia) Michel Foucault |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Foucault | genealogia | Poder | saber | Verdade | Contemporânea |
Resumo Na primeira conferência de A verdade e as formas jurídicas, Foucault afirma ter como um de seus objetivos mostrar que as condições políticas e econômicas não constituem um obstáculo para o sujeito de conhecimento, mas, antes, aquilo mesmo através do que ele é formado, e, por conseguinte, a condição para a produção da verdade. Para o autor francês, todo saber é produzido a partir das condições políticas - isto é, a partir de relações de poder -, e não apesar delas. Iniciaremos abordando o delineamento produzido por Foucault de uma "história da verdade", um tipo de análise histórica que se distancia da busca pela origem ao partir da concepção nietzschiana do conhecimento como invenção. Veremos como tal concepção permite a Foucault formular a ideia de que a verdade tem uma história, qual seja, a história da formação dos domínios de saber a partir das práticas sociais. A partir disto, o projeto terá como objetivo central mostrar como, em sua analítica do poder, Foucault abordou o tema da verdade a tomando em relação com as práticas correlatas a ela. Levantaremos algumas passagens do primeiro volume da História da sexualidade e do curso Em defesa da sociedade, destacando a defesa foucaultiana da implicação mútua entre poder e saber na produção de sujeitos e objetos. Pretende-se, por fim, frisar o distanciamento de Foucault de um tipo de pensamento denominado por ele de "marxismo acadêmico", uma tendência que conceberia o poder enquanto fator que obscurece as relações do sujeito com a verdade. | |
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