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Foucault e a verdade produzida pelo poder

Processo: 19/03382-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Pedro Paulo Garrido Pimenta
Beneficiário:Rodrigo de Oliveira Figueiredo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Verdade   Poder (psicologia)   Michel Foucault
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Foucault | genealogia | Poder | saber | Verdade | Contemporânea

Resumo

Na primeira conferência de A verdade e as formas jurídicas, Foucault afirma ter como um de seus objetivos mostrar que as condições políticas e econômicas não constituem um obstáculo para o sujeito de conhecimento, mas, antes, aquilo mesmo através do que ele é formado, e, por conseguinte, a condição para a produção da verdade. Para o autor francês, todo saber é produzido a partir das condições políticas - isto é, a partir de relações de poder -, e não apesar delas. Iniciaremos abordando o delineamento produzido por Foucault de uma "história da verdade", um tipo de análise histórica que se distancia da busca pela origem ao partir da concepção nietzschiana do conhecimento como invenção. Veremos como tal concepção permite a Foucault formular a ideia de que a verdade tem uma história, qual seja, a história da formação dos domínios de saber a partir das práticas sociais. A partir disto, o projeto terá como objetivo central mostrar como, em sua analítica do poder, Foucault abordou o tema da verdade a tomando em relação com as práticas correlatas a ela. Levantaremos algumas passagens do primeiro volume da História da sexualidade e do curso Em defesa da sociedade, destacando a defesa foucaultiana da implicação mútua entre poder e saber na produção de sujeitos e objetos. Pretende-se, por fim, frisar o distanciamento de Foucault de um tipo de pensamento denominado por ele de "marxismo acadêmico", uma tendência que conceberia o poder enquanto fator que obscurece as relações do sujeito com a verdade.

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