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O programa de necessidades na arquitetura escolar e o auxílio da realidade aumentada

Processo: 18/15863-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2019
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Daniel de Carvalho Moreira
Beneficiário:Larissa Negris de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):20/03775-7 - Realidade virtual e aumentada e fases iniciais do projeto arquitetônico, BE.EP.DR
Assunto(s):Processo de projeto   Realidade aumentada   Edifícios   Escolas   Arquitetos   Pesquisa científica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura Escolar | Parâmetros de Projeto | Programa de Necessidades | Realidade Aumentada | Representação gráfica | Processo de Projeto

Resumo

O programa arquitetônico, como etapa analítica, discute características gerais do projeto que terão grande impacto na solução final. Na arquitetura escolar, importantes informações são os Parâmetros de Projeto (PPs) e as diretrizes. O conhecimento desses elementos, desde o programa, pelos profissionais de arquitetura, é essencial, e sua visualização por meio de representações gráficas auxilia neste processo. Nesse sentido, o uso da Realidade Aumentada (RA) pode ampliar a compreensão das informações, possibilitando novos meios de interpretação. O objetivo geral é compreender a representação gráfica de informações relacionadas ao programa arquitetônico de edifícios educacionais e sua inserção em RA. Para tanto, pretende-se analisar a representação gráfica dos PPs e diretrizes de escolas em RA e avaliar a interação de arquitetos com a ferramenta e os modelos gerados. O desenvolvimento de uma aplicação de RA é proposto para investigar estes aspectos. Testes com arquitetos com experiência em projetos escolares serão realizados. Esse estudo tem caráter exploratório-descritivo e metodologia baseada no Design Science Research. A análise dos resultados será feita qualitativamente, pelas observações relacionadas ao desenvolvimento das representações gráficas em RA e sobre o aplicativo criado. Os resultados esperados são a tradução (representação) de PPs e diretrizes escolares na RA e a maneira como essa ferramenta pode ser associada ao programa arquitetônico com a inserção destes conceitos, além da própria aplicação de RA. A pesquisa contribuirá para o avanço na área de representação gráfica arquitetônica dando suporte ao progresso do uso de tecnologia RA na arquitetura, desde os primeiros estágios do desenvolvimento do projeto. (AU)

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