Busca avançada
Ano de início
Entree

Violência e punição em discurso: a comunicação dos parlamentares da bala

Processo: 19/11114-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2019
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Marcos César Alvarez
Beneficiário:Pedro Rolo Benetti
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07923-7 - Núcleo de Estudos da Violência - NEV/USP, AP.CEPID
Assunto(s):Sociologia da violência e da criminalidade   Conflito social   Violência   Punição   Discursos   Mídias sociais

Resumo

A presente pesquisa pretende investigar quais são os principais argumentos mobilizados por políticos que caracterizam sua intervenção no espaço público a partir de narrativas ancoradas na repressão ou no uso da violência como mecanismos de resolução dos conflitos sociais. Por meio de suas manifestações em redes sociais durante a campanha eleitoral de 2018 serão mapeados os principais argumentos que os organizam, buscando aproximações e tensões entre os diversos representantes da chamada bancada da bala. Tomando como base os setenta parlamentares identificados pelo Diap como pertencentes a este grupo, serão observados os perfis de Facebook, Twitter e Instagram, ferramentas de comunicação direta mais utilizadas pelos políticos em campanha nas últimas eleições. Tais fontes permitem mapear quais são os termos utilizados com maior recorrência, bem como os argumentos centrais e pautas prioritárias de campanha, contribuindo para a construção de um quadro que ajude a compreender os caminhos pelos quais se sustenta e se expande, no Brasil, uma cultura punitivista. A premissa aqui trabalhada é a de que os atos de violência, em particular aqueles cometidos por agentes do Estado, não expressam apenas relações de força física, mas manifestam também um jogo de autorizações e incentivos organizados simbolicamente, passível de apreensão no discurso. É sobre este terreno que a presente pesquisa pretende incidir.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA-SANCHEZ, EFRAIN; BENETTI, PEDRO ROLO; HIGA, GUSTAVO LUCAS; ALVAREZ, MARCOS CESAR; GOMEZ-NIETO, ERICK. Political discourses, ideologies, and online coalitions in the Brazilian Congress on Twitter during 2019. NEW MEDIA & SOCIETY, . (13/07923-7, 19/11114-3, 19/10560-0, 19/10046-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.