Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução da inativação meiótica do cromossomo X em Drosophila

Processo: 19/10559-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Maria Dulcetti Vibranovski
Beneficiário:Henry Angel Bonilla Bruno
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/20844-4 - O papel da gametogênesis na origem e evolução dos genes novos, AP.JP
Assunto(s):Evolução biológica   Cromossomos sexuais   Espermatogênese   RNA polimerases   Drosophila
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antagonismo sexual | Cromossomo Sexual | Drosophila miranda | Espermatogêneses | Oligopaint | RNAPolimerase | Evolução

Resumo

Embora, atualmente haja muito conhecimento sobre a evolução dos cromossomos sexuais, a inativação meiótica do cromossomo X (MSCI) no gênero Drosophila é um dos processos no qual a origem e evolução ainda não são totalmente compreendidas e estão em constante debate. Uma das hipóteses propostas para explicar a evolução da MSCI é a hipótese do antagonismo sexual (SAXI), segundo a qual o antagonismo sexual é o mecanismo que gera a redistribuição dos genes de desenvolvimento tardio da espermatogênese no cromossomo X. Assim, a hipóteses prevê que durante a evolução do cromossomo X, este é desmasculinizado (ou feminizado) e depois deste processo, eventualmente inativado. O estudo de cromossomos X em diferentes etapas evolutivas torna-se uma ferramenta relevante para testar uma das previsões da hipótese SAXI, sendo a Drosophila miranda um modelo ideal para este fim pois possui três cromossomos X com diferentes idades evolutivas. Atualmente, o sequenciamento do genoma de D. miranda já permitiu conhecer sobre a redistribuição dos genes nos cromossomos X, entretanto, ainda não se sabe sobre o estado de ativação dos cromossomos X e, portanto, não se pode aceitar ou descartar a hipóteses SAXI como explicação para a evolução da MSCI. De esta maneira, o presente projeto tem como objetivo entender a origem e evolução do processo de inativação meiótica do cromossomo X através do estudo comparativo dos cromossomos old-X, 2do-X e neo-X de D. Miranda, analisando seus estados de ativação cromossômica através de ferramentas citológicas que envolvem o desenvolvimento bioinformática de sondas Oligopaint para a detecção dos cromossomos X mediante hibridização in situ fluorescente. Desta forma, iremos relacionar o estado de desmasculinização dos cromossomos old-X, 2do-X e neo-X com o nível de expressão genica durante a MSCI. No sentido mais amplo, o projeto contribuirá na compressão da evolução da inativação meiótica do cromossomo X, um evento comum em espécies com determinação sexual XY que é observado, além dos insetos, em mamíferos e nematoides. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRUNO, Henry Angel Bonilla. Desenho de sondas oligopaint de cópia única e repetitiva para o estudo de cromossomos neo-sexuais em Drosophila miranda. 2023. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Matemática e Estatística (IME/SBI) São Paulo.