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Representações da diferença e mídias digitais: a publicidade de cosméticos para cabelos crespos e cacheados

Processo: 19/01184-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2019
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Priscila Martins de Medeiros
Beneficiário:Karina de Camargo
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Relações raciais   Propaganda   Mídia digital   Estratégia da comunicação   Cabelo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:diferença | Mídias digitais | Publicidade | Representação | Transição Capilar | Sociologia das Relações Raciais

Resumo

O presente projeto tem como objeto de estudo as estratégias publicitárias da empresa Salon Line voltadas para a venda de produtos destinados ao cuidado de cabelos crespos e cacheados e que são veiculadas através de plataformas de redes sociais na internet. O objetivo geral do projeto é compreender as práticas de representação da diferença no contexto das mídias digitais no Brasil através da análise dessas estratégias publicitárias. Desta forma, o projeto é orientado para o alcance de dois objetivos específicos, quais sejam: analisar as distintas práticas de representação da diferença por meio da identificação das similaridades e dos distanciamentos entre os materiais veiculados pela página oficial da marca Salon Line na plataforma de rede social Facebook e os materiais veiculados pela página da linha #todecacho, desta mesma empresa; analisar como a estratégia publicitária da linha #todecacho se relaciona com a transição capilar e com os grupos de ajuda mútua nas mídias digitais, visando compreender se e como articula discursos próprios a esses fenômenos, reiterando ou não, formas racializadas e estereotipadas de representação. Para realização destes objetivos será realizada uma etnografia por meio das mídias digitais, de maneira combinada a técnicas de análise de conteúdo, entrevistas estruturadas e, em termos teóricos, serão mobilizados especialmente os Estudos Pós-Coloniais e os estudos sobre usos de mídias digitais. (AU)

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