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Programa de Ensino Integral: percepção de gestores das escolas estaduais de Presidente Prudente-SP

Processo: 19/14946-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Renata Portela Rinaldi
Beneficiário:Renan Moreira Ulloffo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Política educacional   Educação integral   Escola de tempo integral   Inovação na educação   Formação de professores   Presidente Prudente (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação em Tempo Integral | Inovação | Programa de Ensino Integral | Formação de professores; política educacional; educação integral

Resumo

Atualmente não se deve enxergar a escola como um espaço restrito a conhecimentos culturais e científicos, mas também éticos e estéticos que inovem e contribuam com os alunos em seus processos de ensino e de aprendizagem. Deste modo, a prática da inovação exige a mobilização de esforços e constante integração, por meio da luta pela manutenção do valor e importância da escola, aliada aos currículos inovadores, objetivos educacionais significativos e aptos a formar o aluno. É nesse caminho que apontamos o Programa de Ensino Integral (PEI), que definiu um modelo de escola que propicia aos seus alunos além das aulas curriculares, oportunidades de aprender e desenvolver práticas que irão apoiá-los no planejamento e execução do seu Projeto de Vida. Diante disso, analisaremos a configuração e as possíveis inovações do Programa de Ensino Integral (PEI) a partir da ótica dos gestores, tomando o caso particular das escolas estaduais do município de Presidente Prudente - SP. A abordagem metodológica da pesquisa está estruturada em dois momentos, o primeiro subsidia-se no planejamento, na condução e na sistematização dos dados que tomará como base a realização de revisão de literatura a partir de um protocolo de organização; o segundo momento será possível através do contato com a Diretoria Regional de Ensino de Presidente Prudente com a intenção de autorizar a realização dos trabalhos de campo nas escolas, que por sua vez terá como foco a realização de entrevistas semiestruturada com os gestores (diretor, vice-diretor, coordenador) em exercício nas escolas em que o PEI é desenvolvido no ano de 2019.

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