Busca avançada
Ano de início
Entree

Biomecânica e aspectos funcionais do sistema musculoesquelético de corredores: efeito crônico de exercícios terapêuticos e do envelhecimento

Processo: 19/19291-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2019
Vigência (Término): 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Isabel de Camargo Neves Sacco
Beneficiário:Ricky Watari
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/14810-0 - Biomecânica e aspectos funcionais do sistema musculoesquelético de corredores: efeito crônico de exercícios terapêuticos e do envelhecimento, AP.TEM
Assunto(s):Reabilitação   Biomecânica   Inteligência artificial   Corridas

Resumo

Contexto: O desempenho, particularmente em uma das mais populares práticas esportivas como a corrida, é tipicamente influenciado pelo estado do sistema musculoesquelético, quer pelo nível de treinamento e condicionamento das estruturas biológicas, ou pelo processo de envelhecimento. Quaisquer alterações na biomecânica do sistema musculoesquelético, particularmente dos pés e tornozelos, e na coordenação do movimento, influenciarão de forma abrangente a funcionalidade do corredor, independente de sua idade, predispondo-o em maior ou menor grau a lesões relacionadas e poderão ainda comprometer substancialmente sua qualidade de vida. Compreender o comportamento motor do complexo tornozelo-pé, os efeitos de uma abordagem terapêutica focada nos pés na biomecânica da corrida, e a relação entre a mecânica de corrida e a resposta a uma intervenção, contribuirá para a adoção de estratégias terapêuticas e preventivas mais eficientes para a população de adultos e idosos corredores. Objetivos: O objetivo principal desse temático é compreender os efeitos (1) da abordagem terapêutica "ground-up" e (2) do envelhecimento na biomecânica do andar e correr, na coordenação de membros inferiores, na força e funcionalidade dos músculos dos membros inferiores e na prevenção de lesões relacionadas a corrida. Particularmente, o bolsista estará envolvido no objetivo (1) do projeto temático, no qual investigará a existência de subgrupos de padrões cinemáticos do complexo tornozelo-pé durante a corrida, além de suas relações com a resposta mecânica a um protocolo de exercícios terapêuticos para os pés e com a incidência de lesões relacionadas à corrida em membro inferior de corredores fundistas. Métodos: Serão aplicados métodos de inteligência artificial não-supervisionados sobre a cinemática do tornozelo e pés para a análise de subgrupos de padrões cinemáticos de corrida. Métodos de inteligência artificial supervisionados também serão utilizados para identificar fatores cinemáticos relacionados à classificação de corredores quanto à incidência de lesões e à resposta ao protocolo de exercícios terapêuticos para os pés. Resultados esperados: Pretendemos mostrar que existem subgrupos homogêneos de padrões cinemáticos do complexo tornozelo-pé durante a corrida e que tais padrões são relacionados com a incidência de lesões de corrida e com a resposta mecânica à intervenção por meio de exercícios direcionados aos pés.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SUDA, ENEIDA YURI; WATARI, RICKY; MATIAS, ALESSANDRA BENTO; SACCO, ISABEL C. N. Recognition of Foot-Ankle Movement Patterns in Long-Distance Runners With Different Experience Levels Using Support Vector Machines. FRONTIERS IN BIOENGINEERING AND BIOTECHNOLOGY, v. 8, JUN 11 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.