Busca avançada
Ano de início
Entree

Proposta dè um framework integrado e operacional Pará monitorar a qualidade dás áreas Èm processo dè restauração N‚O Bioma Mata Atlântica

Processo: 19/09713-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2020
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Milton Cezar Ribeiro
Beneficiário:Juliana Silveira dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Sensoriamento remoto   Ecologia da paisagem   Restauração ecológica   Monitoramento

Resumo

Projetos voltados à restauração dos habitats naturais tem sido implementados e nos próximos anos a tendência é de um aumento de áreas de vegetação natural no Brasil. Além de aumentar as áreas de vegetação nativa, a restauração deve promover funções ecológicas para evitar o estabelecimento de florestas vazias. Assim, além dos desafios imediatos para identificar áreas prioritárias para restauração, no futuro será necessário obter informações sobre a qualidade dessas novas áreas. O monitoramento de múltiplas parcelas de vegetação in situ é um processo caro e demorado e, portanto, informações auxiliares provenientes de sensores remotos podem ser uma alternativa eficiente para facilitar a aquisição dessas informações. Neste sentido, o objetivo deste projeto é gerar um framework integrado e operacional para monitorar a qualidade das áreas restauradas em larga escala. Áreas restauradas na Mata Atlântica serão utilizadas como modelo para compor esse framework, devido a informações in situ pré-existentes. Serão identificados spectral traits para caracterizar a qualidade da vegetação e será verificada a relação entre a qualidade dessas áreas e o grau de hemerobia das paisagens. Com este projeto será definido pela primeira vez um framework baseado em dados in situ e dados orbitais para o monitoramento em larga escala da qualidade da vegetação. Serão geradas informações funcionais da vegetação a partir de tecnologias orbitais gratuitas, confiáveis e que podem ser uma opção a tecnologias que exigem conhecimento e análises específicas (ex. LIDAR) e que, portanto, podem comprometer um monitoramento em larga escala.

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
Como fazer a terra render mais e manter a biodiversidade 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, JULIANA SILVEIRA; FELTRAN-BARBIERI, RAFAEL; FONTE, ELLEN S.; BALMFORD, ANDREW; MAIOLI, VERONICA; LATAWIEC, AGNIESZKA; STRASSBURG, BERNARDO B. N.; PHALAN, BENJAMIN T. Characterising the spatial distribution of opportunities and constraints for land sparing in Brazil. SCIENTIFIC REPORTS, v. 10, n. 1 FEB 6 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.