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Crossword learning: projeto e desenvolvimento de um aplicativo educacional móvel com foco em usuários idosos

Processo: 19/13901-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2019
Vigência (Término): 31 de outubro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Ellen Francine Barbosa
Beneficiário:Gabriel Santos Nicolau
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Assunto(s):Engenharia de software   Tecnologia educacional   Aprendizagem móvel   Aplicativos móveis   Acessibilidade   Idosos

Resumo

Seja na web ou em dispositivos móveis, aplicações nativas ou híbridas, é fundamental que todos tenham acesso à informação, principalmente quando se trata de recursos utilizados no âmbito educacional. Atualmente, com a crescente disseminação e uso de dispositivos móveis por diferentes tipos de usuários, destaca-se a necessidade de proporcionar acessibilidade às aplicações educacionais móveis, em especial considerando o público idoso. Cada vez mais presente e participativo, esse público vem trazendo novos desafios e demandas ao desenvolvimento e avaliação dos serviços e produtos que utilizam. Nessa perspectiva, este trabalho de iniciação científica tem como principal objetivo o projeto e o desenvolvimento da Crossword Learning - uma aplicação educacional móvel que visa motivar e facilitar o processo de aprendizagem de usuários idosos. Em linhas gerais, a aplicação busca estimular a aprendizagem em idosos por meio do uso de palavras-cruzadas, abordando conteúdos relacionados a diferentes temas de interesse. Ainda, para que tais aplicações sejam acessíveis e pedagogicamente adequadas ao público-alvo em questão, é fundamental que seu projeto e desenvolvimento seja realizado com base em artefatos especificamente voltados para este fim. Assim, o trabalho também deve abordar, de modo complementar: (I) a adoção de padrões pedagógicos no projeto e desenvolvimento de aplicações educacionais móveis; e (II) o estabelecimento e a utilização de diretrizes pedagógicas e de acessibilidade no contexto de aprendizagem móvel com foco em usuários idosos. (AU)