Busca avançada
Ano de início
Entree

O modo de ação do Bisfenol A nos parâmetros dos eixos reprodutivo e tireoidiano de peixe teleósteo adulto usando ensaios in vitro.

Processo: 19/25191-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2020
Vigência (Término): 22 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Fisiologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Renata Guimarães Moreira Whitton
Beneficiário:Cecilia Bertacini de Assis
Supervisor no Exterior: Fabiana Laura Lo Nostro
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina  
Vinculado à bolsa:18/02103-5 - Efeitos da exposição a diferentes tempos e concentrações de alumínio sobre os parâmetros espermáticos do lambari-do-rabo-amarelo, Astyanax altiparanae (Teleostei: Characiformes: Characidae), BP.IC
Assunto(s):Metabolismo   Ecotoxicologia   Disruptores endócrinos

Resumo

A alteração do ambiente aquático em virtude das ações antrópicas, como o lançamento de efluentes industriais, domésticos e rurais contendo substâncias tóxicas, pode desencadear efeitos negativos na biodiversidade local, interferindo nos processos fisiológicos dos animais. Dentre esses poluentes, pode-se destacar os plastificantes, como o Bisfenol A (BPA), que tem a capacidade de intervir no metabolismo, resposta imune, reprodução e a nível celular nos animais. Com isso, o objetivo principal do projeto em questão é avaliar o modo de ação do BPA sobre parâmetros do eixo tireoidiano e reprodutivo por ensaios in vitro, utilizando como modelo uma espécie de peixe nativa da bacia do Rio da Prata, o peixe ciclídeo Cichlasoma dimerus. Para isso, será realizada a cultura da hipófise, da glândula tireóide e das gônadas de C. dimerus na presença e na ausência de BPA, Tiroxina (T4) e/ou um TR antagonista. Além disso, será mensurada a expressão de genes do eixo reprodutivo e quantificados os hormônios T3, T4, testosterona e estradiol.