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Observância franciscana e estratégia de santidade: os manuscritos da Franceschina de Giacomo Oddi e seu projeto sócio-político (séc. XV)

Processo: 19/17537-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Maria Cristina Correia Leandro Pereira
Beneficiário:André Luiz Marcondes Pelegrinelli
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/14786-6 - Escritos sobre os novos mundos: uma história da construção de valores morais em Língua Portuguesa, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):21/09541-0 - Desenvolvimento de uma base de dados de manuscritos e imagens franciscanos, BE.EP.DR
Assunto(s):Hagiografia   Franciscanos   Imagem (artes)   Manuscritos   Século XV
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Franceschina | Franciscanismo | Giacomo Oddi | Hagiografias | Imagem Medieval | Manuscritos | História do Franciscanismo

Resumo

Ameaçados pelo aumento de poder dos frades conventuais e diante do falimento da canonização de Giovanni da Capestrano, os irmãos da Observância Franciscana precisaram repensar a estratégia de fabricação de santos utilizada para a construção da identidade e imagem pública do grupo. Neste contexto é que Giacomo Oddi terminava de escrever, em 1474, o Specchio dell'Ordine Minore, também conhecido como Franceschina, uma compilação hagiográfica baseada em tradições anteriores narrando a vida de centenas de frades mortos em odor de santidade, destacando suas semelhanças com Francesco d'Assisi e com Cristo, a fim de apontar a legitimidade e a retidão de seu grupo observante. Apesar da influência que a obra de Giacomo Oddi teria sobre textos posteriores, ela foi copiada apenas em três manuscritos medievais, que não só apresentam o texto do autor como são amplamente ilustrados com imagens em aquarela - característica presente já no manuscrito mais antigo. Através da análise desses três manuscritos - de seu texto, de suas imagens e de sua materialidade -, assim como de produções anteriores e contemporâneas que se relacionam com a obra, discutiremos a instrumentalização da santidade posta em prática pelo grupo observante naquela conjuntura em que, ameaçado, buscava apresentar uma continuidade harmoniosa entre antigos e novos santos. (AU)

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