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Monitoramento da integridade estrutural utilizando a técnica de impedância eletromecânica

Processo: 20/03154-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2020
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2021
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Douglas Domingues Bueno
Beneficiário:Lorena Lopes Dias
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Integridade estrutural   Impedância elétrica   Conversão eletromecânica de energia   Monitoramento   Simulação numérica   Método dos elementos finitos   Métodos espectrais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Impedância Eletromecânica | Método dos Elementos Espectrais | Monitoramento da Integridade Estrutural | Transdutor Piezoelétrico | Monitoramento da Integridade Estrutural

Resumo

O desenvolvimento de técnicas de monitoramento da integridade de estruturas tem atraído atenção de diversos pesquisadores devido ganhos potenciais para indústria. Em particular, a técnica da Impedância Eletromecânica (IE) tem isdo investigada, especialmente nos últimos vinte anos, com importantes e promissores resultados conhecidos na literatura, principalmente envolvendo processamento de sinais. No entanto, o entendimento da influência das propriedades físico-geométricas dos danos, e dos transdutores piezoelétricos (PZT), na detecção dos danos, está entre os desafios que ainda devem ser superados para se aumentar a prontidão tecnológica da técnica. Neste contexto, a presente pesquisa investiga a detecção de um dano simétrico em uma barra metálica descrita pelo método dos Elementos Espectrais. A impedância mecânica do transdutor PZT é definida no domínio da frequência, em função das propriedades mecânicas e elétricas. As curvas de IE são obtidas para diferentes configurações de danos, definidas por comprimento e profundidade, também avaliando diferentes características dos PZT, através de simulações numéricas computacionais.

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