Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do efeito de nanopartículas de prata biogênicas em Zebrafish, Tilápia-do-Nilo e Lambari

Processo: 20/03883-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2020
Data de Término da vigência: 11 de março de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Ana Olívia de Souza
Beneficiário:Luiz Gustavo Ribeiro
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/07672-6 - Desenvolvimento de nanoestrutura híbrida para a ação antibiofilme, BE.EP.DD
Assunto(s):Ecotoxicologia   Peixe-zebra   Tilápia-do-Nilo   Lambari   Nanopartículas de prata   Fungos   Expressão gênica   Análise físico-química
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aspergillus tubingensis | ecotoxicologia | fungos | nanopartículas de prata | Zebrafish | Ecotoxicologia

Resumo

Os nanomateriais mais amplamente estudados são as nanopartículas metálicas, e dentre estas, as nanopartículas de prata (AgNPs). O destaque dos estudos para as AgNPs deprata se deve às diversas possibilidades de aplicações na área médica, alimentícia, farmacêutica, diagnóstico, e muitas outras. Considerando o potencial biotecnológico de aplicação, é importante que o uso das AgNPs e o descarte de seus resíduos sejam realizados de forma segura para o homem, animais e meio ambiente. Para esta finalidade, as interações das AgNPs de diferentes origens, com organismos vivos e o meio ambiente demandam estudos adicionais. As AgNPs biogênicas obtidas a partir do fungo extremófilo Aspergillus tubingensis apresentam excelente ação antimicrobiana, e esta proposta, tem como objetivo a avaliação dos possíveis efeitos tóxicos dessas AgNPs nas espécies de peixes exóticas, Zebrafish (Danio rerio) e Tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus), e na espécie nativa de Lambari, Deuterodon iguape. As AgNPs serão sintetizadas a partir da cultura do fungo ea caracterização físico-química das AgNPs será por espectroscopia UV-Vis, índice de polidispersão (PDI), determinação do potencial Zeta, microscopia de transmissão eletrônica (TEM) e espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR). Os peixes serão expostos às AgNPs e a concentração letal média (CL50), o comportamento e possíveis sinais clínicos, análise histopatológica dos órgãos, acúmulo do metal nos órgãos, consumo de oxigênio e a excreção de amônia, e análise da expressão dos genes envolvidos no estresse, crescimento e neurodesenvolvimento serão avaliados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, LUIZ GUSTAVO; REZENDE, KARINA FERNANDES OLIVEIRA; BARBIERI, EDISON; DE SOUZA, ANA OLIVIA. Study of routine metabolism and acute toxicity of mycogenic silver nanoparticles on Palaemon pandaliformis (shrimp). ENVIRONMENTAL SCIENCE-NANO, v. 10, n. 6, p. 15-pg., . (10/50186-5, 20/03883-4)