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Intervenção com jogos, desenvolvimento infantil e qualidade de vida

Processo: 20/03574-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Thereza Costa Coelho de Souza
Beneficiário:Sofia Zdonek Mongeló
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/21367-3 - Intervenção com jogos, desenvolvimento infantil e qualidade de vida, AP.R
Assunto(s):Desenvolvimento infantil   Estudantes   Transtornos de aprendizagem   Qualidade de vida   Habilidades sociais   Jogos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento infantil | Dificuldades escolares | intervenção com jogos | Qualidade de vida | Desenvolvimento e aprendizagem

Resumo

Esta pesquisa pretende investigar os possíveis efeitos de um programa de intervenção por meio de oficinas de jogos, em grupo, realizadas com estudantes do Ensino Fundamental I, durante um ano. Evidências da literatura apontam que crianças com dificuldades escolares, bem como com disfunções executivas, podem ter associados indicadores negativos para seu desenvolvimento psicológico, tais como: alto nível de estresse, dificuldades nas habilidades sociais e prejuízo nos índices de qualidade de vida. Sabe-se que a aprendizagem é um processo que se beneficia e também contribui para o desenvolvimento de estruturas e coordenações de ordem cognitiva e socioafetiva, tendo como base autorregulações e tomada de consciência. Neste programa, as atividades com jogos proporcionam às crianças experiências no sentido de favorecer estes mecanismos, tais como enfrentamento de situações-problema, resolução de desafios lógicos e de comunicação. Os possíveis efeitos das intervenções serão examinados por meio de instrumentos padronizados para avaliação das funções executivas, níveis de estresse, habilidades sociais, qualidade de vida, linguagem e raciocínio lógico matemático, aplicados antes e após do programa. Além disso, os procedimentos ao jogar e as atitudes adotados pelas crianças ao longo do período investigado serão analisados por meio de protocolos de observação criados para esta finalidade. Participarão da pesquisa 40 crianças com dificuldades escolares, subdivididas em quatro grupos de dez. Este estudo poderá apontar a contribuição da intervenção com jogos para o desenvolvimento e qualidade de vida na infância, gerando um efeito multiplicador para outros contextos.

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