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Contribuição das novas tecnologias para o desenvolvimento de funções executivas

Processo: 20/08099-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2022
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Lília Freire Rodrigues de Souza Li
Beneficiário:Ricardo Rodrigues Nunes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07559-3 - Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia - BRAINN, AP.CEPID
Assunto(s):Pediatria   Aprendizagem baseada em problemas   Ensino   Ludificação   Novas tecnologias   Professores   Alunos   Conhecimento científico   Neurociências   Psicologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizado | ensino | gamificação | Metodologias ativas de Ensino | Pediatria

Resumo

Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Projetos e Aprendizagem Baseada em Problemas (PPBL); gamificação, Design Thinking (DT) e a cultura Maker são metodologias ativas de aprendizado que levam professores e alunos a investigar de maneira colaborativa e cooperativa os problemas reais vivenciados nas escolas, comunidades e salas de aula. Os processos inerentes a essas metodologias visam o desenvolvimento da capacidade de inovação, o pensamento crítico e a promoção de um desempenho positivo dos alunos na construção de conhecimentos científicos e socialmente relevantes. A hipótese é que o uso de aplicativos e jogos específicos e estratégias ativas pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e o enfrentamento de desafios comumente identificados nas sociedades modernas. Objetivo: compreender se o uso de metodologias ativas de aprendizagem, como jogos, PBL, PPBL, DT e a cultura maker podem promover mudanças na compreensão de novos papéis para professores e alunos na organização acadêmica das escolas e aumentar nos alunos a participação e uma compreensão mais profunda do conhecimento científico em Neuroeducação. Objetivo: obter evidências comparativas na aprendizagem em instituições e professores que adotam novas arquiteturas pedagógicas em sua estrutura acadêmica e outras que seguem modelos tradicionais de educação, baseados exclusivamente na transmissão de conhecimentos. Métodos: serão utilizados vários instrumentos, qualitativos e quantitativos, comparando dois grupos distintos: professores submetidos ao programa de Neuroeducação; e professores de outra instituição semelhante, organizada em um modelo tradicional. Também avaliaremos o nível de aprendizado dos alunos desses professores. Resultados esperados: estabelecer evidências para apoiar a importância de novas arquiteturas pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Neuroeducação. (AU)

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