Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores de virulência de Salmonella sp. isoladas de frango no período de 1999 a 2018

Processo: 20/03268-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2020
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2021
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Nathalia Cristina Cirone Silva
Beneficiário:Rafaela Martins Morasi
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiologia de alimentos   Tecnologia de sementes   Genes   Salmonella   Carcaça   Frangos   Fatores de virulência   Reação em cadeia por polimerase (PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Genes de virulência | Ilhas de patogenicidade | Pcr | Salmonella | Microbiologia de alimentos

Resumo

Salmonella spp. representa uma das principais bactérias patogênicas descritas em surtos de doenças alimentares no mundo todo, geralmente envolvendo alimentos como carne de frango e ovos crus, que funcionam como reservatórios para tais bactérias. A contaminação pode ocorrer em diversas etapas do processamento, desde manuseio até armazenamento. A salmonelose é considerada um grave problema de saúde pública, por isso é necessária a implantação de medidas de controle que garantam a qualidade dos alimentos. O objetivo deste estudo será analisar a presença de genes que codificam fatores de virulência em 238 cepas de Salmonella sp., previamente isoladas de carcaças de frango, nos períodos de 1999 a 2018. Assim, é possível ter um panorama epidemiológico sobre a virulência desse microrganismo ao longo dos anos. As cepas que serão utilizadas fazem parte do banco de cepas do Laboratório de Microbiologia de Alimentos da Profª. Drª. Vera Lúcia Mores Rall, do Departamento de Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Botucatu. Os isolados serão testados quanto à presença de genes responsáveis pela patogenicidade de Salmonella, pela técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORASI, RAFAELA MARTINS; DA SILVA, ANDRE ZIMBARDI; MUNIVE NUNEZ, KAREN VANESSA; ALVES DANTAS, STEFANI THAIS; FAGANELLO, CAROLINE; BASTOS JULIANO, LARA CRISTINA; TIBA-CASAS, MONIQUE RIBEIRO; PANTOJA, JOSE C. F.; AMARANTE, ARIADNE FERREIRA; FERNANDES JUNIOR, ARY; et al. Overview of antimicrobial resistance and virulence factors in Salmonella spp. isolated in the last two decades from chicken in Brazil. Food Research International, v. 162, p. 10-pg., . (20/03268-8)