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Affective Publics: como o discurso e o afeto impactam nos conflitos em redes sociais online

Processo: 20/10641-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política
Pesquisador responsável:Claudio Luis de Camargo Penteado
Beneficiário:Julia Marks Santana Chaves
Instituição Sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/09143-5 - Traçando uma comparação entre Brasil e Espanha: o papel das emoções na construção e difusão da desinformação no Twitter, BE.EP.IC
Assunto(s):Política de comunicação   Mídias sociais   Twitter   Conflitos   Processamento de linguagem natural   Análise do discurso   Métodos de análise   Referência bibliográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Affective Publics | Conflitos | Redes socias | Redes socias online | Comunicação Política

Resumo

Esse projeto tem por objetivo estudar as características dos conflitos políticos em plataformas de redes sociais, a partir do conceito de Affective Publics de Papacharissi (2015). Affective Publics são públicos em rede que geram um fluxo comunicacional mobilizados através de sentimento, tais sentimentos criam uma estrutura nas redes que só podem ser materializadas através do afeto porque são esses que promovem a intensidade dos sentimentos, além de serem capazes de transfigurar as dinâmicas das redes sociais. Tal pesquisa insere-se no período em que as TICs remodelaram as esferas econômicas, políticas, sociais e culturais. E com isso os conflitos político-sociais também ganham uma nova dinâmica, ampliada e intensificada, visto que seus atores se utilizam de um novo meio comunicacional que transmite uma sensação de liberdade total à expressão, além da ausência de um mediador evidente, influenciando no desenvolver dos processos políticos, como por exemplo as campanhas eleitorais. A metodologia aplicada baseia-se em revisões bibliográficas do tema, coleta e processamento dos dados por meio do uso dos métodos de análise de redes e aplicação de métodos de análise de conteúdo, através do processamento de linguagem natural de conflitos selecionados no Twitter. O projeto visa contribuir no arcabouço teórico e metodológico apresentando uma forma possível de análise dos conflitos em rede online, ampliando o debate sobre essa temática.

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