Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção multimodal de sentidos, letramentos e narrativa transmídia

Processo: 20/15169-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2021
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Eliane Fernandes Azzari
Beneficiário:Ingrid Tainá Vieira Nascimento
Instituição Sede: Centro de Linguagem e Comunicação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Letras   Tecnologias digitais   Etnografia   Narrativa transmídia   Análise qualitativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Letramentos | Multimodalidade | Narrativa Transmídia | poesia contemporânea | tecnologias digitais | Letras

Resumo

Este projeto visa estudar práticas de leitura e escrita que se apoiam na multimodalidade para construir sentidos e que estabelecem interfaces com o livro impresso. Parte-se do estudo de extratos selecionados da página "Adjetivou" (https://www.facebook.com/adjetivou), criada em 2017, por cinco jovens amigas, na plataforma Facebook, e do perfil "Adjetivou", ancorado na plataforma Instagram (https://www.instagram.com/adjetivou/). Propõe-se resgatar possíveis (per)cursos traçados entre esses objetos - produções socioculturais, multimodais e digitais -, e sua interface com a escrita de poemas publicados no livro "Colecionando partes de mim", de Natália Nogueira. Essa autora realiza sua formação inicial para a docência em Letras e é uma das criadoras e administradoras dos perfis supramencionados. Objetivamente, busca-se compreender como a leitura e a escrita multimodal em ambientes digitais, que motivam o surgimento de narrativas associadas à prática para produção de livro impresso, podem contribuir para discussões no campo da formação de docentes de línguas, sob o viés dos (multi) letramentos. Para tanto, toma-se, entre outras, as discussões de Bakhtin (2011; 2018); Lemke (2010) e Gosciola (2012). Busca-se apoio em Pink et al (2016) para a realização de pesquisa etnográfica digital, a fim de elencar-se dados para uma análise qualitativa e interpretativa, que será elaborada com apoio na revisão teórica. Com este estudo, espera-se não apenas poder contribuir para a formação profissional e acadêmica da discente, mas especialmente colaborar na construção de conhecimentos acerca de sujeitos, linguagens, tecnologias e sociedade, no âmbito da pesquisa já realizada pela orientadora, assim como para a divulgação dos saberes constituídos no trabalho investigativo realizado em nossa Universidade. Justifica-se sua realização, por sua interface com os fazeres relevantes para a formação inicial e continuada de professores para a educação básica brasileira e, especialmente, no estado de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)