Busca avançada
Ano de início
Entree

A economia do algodão no Brasil, 1930-1945: industrialização, crise cambial e política externa

Processo: 20/09515-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2021
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Pesquisador responsável:Alexandre Macchione Saes
Beneficiário:Henrique Pons Agnelli
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História econômica   Crise financeira   Algodão   Cotonicultura   Era Vargas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Algodão | Debate Industrialização | Era Vargas | setor externo | História Econômica

Resumo

O trabalho estudará as determinantes e os efeitos do desenvolvimento da produção algodoeira brasileira, relacionando a trajetória da economia do algodão durante a década de 1930 e a Segunda Guerra Mundial ao processo de industrialização nacional, à crise cambial e a interesses específicos de nações estrangeiras, especialmente da Alemanha. Tendo em vista que a expansão da cotonicultura em meio à crise do café torna o algodão o principal produto agrícola do país, o trabalho proposto pretende recuperar os fatores que determinaram o crescimento do algodão e esclarecer o papel desempenhado pelo produto em um período de transformações econômicas nacionais e internacionais decorrentes da crise de 1929. Serão abordadas as questões de como o desenvolvimento algodoeiro brasileiro correspondeu às necessidades da crescente indústria têxtil nacional, à urgência da escassez de divisas e à influência de nações estrangeiras interessadas na comercialização do produto. Assim, ao investigar as razões e efeitos do florescimento da cultura algodoeira, a pesquisa buscará analisar como esse processo se articula com os amplamente estudados eventos da industrialização brasileira, da crise da economia do café, do déficit cambial que orienta a política econômica e dos preparos bélicos internacionais vinculados à Segunda Guerra Mundial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AGNELLI, Henrique Pons. A economia do algodão no Brasil, 1930-1945: industrialização, crise cambial e política externa. 2022. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.