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Pré-histórico e contemporâneo: construindo Stonehenge pela historiografia (1880-2020)

Processo: 20/08445-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2021
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Pedro Paulo Abreu Funari
Beneficiário:Sofia Helena Cardoso Rodrigues
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Arqueologia   História antiga   Historiografia   Fontes históricas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arqueologia | Pré-história britânica | Revisão historiográfica | Stonehenge | História Antiga

Resumo

Além de ser monumento megalítico britânico elaborado e usado durante o Neolítico Tardio e início da Idade do Bronze (3000 a.C. - 1520 a.C.), Stonehenge é, hoje, parte importante da constituição de uma observação do passado. Tomado como fonte histórica por diversas bibliografias, pode ser estudo de caso para esforços em compreensão de seu respectivo contexto, porém, também, dos rumos da investigação acadêmica que o analisa. Dada a existência de inúmeras leituras conflitantes quanto ao significado em seu tempo Pré-Histórico, nosso esforço será voltado para fontes primárias contemporâneas. A partir de uma divisão cronológica oferecida em três partes (1880-1960; 1960-1980; 1980-2020), almejamos uma criteriosa investigação, para posterior síntese, das diferentes abordagens através das quais a academia tem desenvolvido estudos sobre a conjuntura do megalítico. Stonehenge: Plans, Descriptions, and Theories, de Flinders Petrie, Stonehenge, de Richard Atkinson, bem como Stonehenge Decoded, de Gerald Hawkins, serão nossos expoentes chave. Tais obras, apoiadas por fontes primárias auxiliares e por fontes secundárias pertinentes, indicarão não apenas os desdobramentos de significações atribuídas ao monumento por meio de pesquisas de campo, mas, do mesmo modo, a inserção do estudo de caso nos fluxos da História e da historiografia ao longo do tempo. (AU)

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