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As representações do feminino palmirenho: os usos do passado da rainha Zenóbia

Processo: 21/02551-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2021
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Pedro Paulo Abreu Funari
Beneficiário:Catarina de Faria Rodrigues
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/10859-5 - Zenóbia e sua recepção, BE.EP.IC
Assunto(s):História da arte   História antiga   Obra literária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arqueologia feminista | História da Arte | Mulheres na Antiguidade | Síria moderna | usos do passado | Zenóbia | Mulheres na Antiguidade

Resumo

Palmira, também conhecida por Tadmor, foi uma antiga cidade da atual Síria, popular pelas muitas confluências culturais e por suas rotas comerciais; por estas, acabou também sendo integrada ao Império Romano. Visto que nos dias atuais é problemática a aceitação de termos como aculturação de maneira acrítica, tem-se identificado a resistência e significância dos povos nativos por si só. Exemplo disso foi a rainha Zenóbia, que governou Palmira entre os anos de 268 d.C. e 272 d.C., por meio de rebeliões e conquistas frente a Roma. O presente projeto tem por objetivo analisar as representações do feminino em Palmira, dando destaque à importância da rainha Zenóbia para discursos machistas e racistas, além de para os usos do passado feitos pelo regime da Síria de épocas mais recentes. Esta investigação utiliza fontes da História da Arte, como estátuas (estátuas modernas e bustos funerários de Palmira), ainda que não se limite a elas, com a possibilidade de análise e contextualização de outras representações da rainha, tais como aquelas apresentadas em moedas antigas, cédulas modernas e até produções literárias, como a Historia Augusta.

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