Busca avançada
Ano de início
Entree

O ensino superior na pandemia a partir do olhar dos estudantes de Ciências Farmacêuticas com diferentes graus de acometimento por sintomas afetivos negativos

Processo: 21/05228-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2021
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Juliana Alvares Duarte Bonini Campos
Beneficiário:Luana Alves Guimarães
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde mental   Educação   Pandemias   Emoções   Prevalência   Estudantes universitários   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Emoção | Pandemia | Saúde Mental | Ensino, Epidemiologia

Resumo

Propõe-se a realização desse estudo com o objetivo de realizar um levantamento do olhar dos estudantes universitários da Faculdade de Ciências Farmacêuticas em relação ao ensino realizado a partir do início da pandemia considerando o grau de acometimento por sintomas afetivos (depressão, ansiedade e estresse) e indicadores de humor. Trata-se de estudo transversal com seguimento (follow-up). Serão utilizados como instrumentos de medida um protocolo exploratório para caracterização da amostra e do olhar dos estudantes em relação ao ensino superior na pandemia e a escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21). A validade e a confiabilidade dos dados serão avaliadas por meio de análise fatorial confirmatória (AFC) e Coeficiente Ômega, respectivamente. O método de estimação Weighted Least Squares Mean and Variance Adjusted (WLSMV) será utilizado e os índices c2/gl, CFI, TLI e RMSEA serão considerados para avaliação do ajustamento dos modelos dos instrumentos aos dados. A prevalência de depressão, ansiedade e estresse será calculada por ponto e por intervalo de 95% de confiança considerando o grau de acometimento. Análise qualitativa das respostas abertas relacionadas ao ensino superior na pandemia será realizada por meio de análise de conteúdo e elaboração do discurso do sujeito coletivo (DSC). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)