Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre trilhos, ruas e quarteirões: a São Paulo Railway Company e as adequações no traçado urbano do bairro Bom Retiro, 1889-1891

Processo: 21/02457-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2021
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2022
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Cristina de Campos
Beneficiário:Shelda Moreira Guedes
Instituição Sede: Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade São Judas Tadeu (USJT). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Genitália   Urbanização   Ferrovias   Comercialização   Pesquisa qualitativa   Século XIX   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ferrovia | Produção social do espaço | São Paulo | São Paulo Railway Company | urbanização | Teoria e História do Urbanismo

Resumo

No final do século XIX a cidade de São Paulo moderniza suas infraestruturas urbanas, porque desempenha função junto ao sistema produtivo da lavoura de exportação. A cidade atrai trabalhadores, desenvolve um sistema de transporte ferroviário e a instalação de suas primeiras fábricas. Interessa aqui as primeiras ferrovias que cruzam a cidade, especialmente a São Paulo Railway Company. Os trilhos da companhia inglesa cruzaram áreas com ocupação preexistente e estimulou a formação de outros focos de ocupação na cidade. O bairro do Bom Retiro, próximo da estação ferroviária da inglesa, foi impactado pela presença dos trilhos, que interromperam os arruamentos que o comunicavam com áreas limítrofes. Identificou-se uma documentação no Arquivo Público do Estado de São Paulo que trata das adequações no traçado urbano do Bom Retiro em virtude das alterações sofridas com os trilhos da São Paulo Railway. O objetivo da pesquisa é estudar as adequações realizadas no traçado urbano do Bom Retiro em virtude das alterações impostas pelos trilhos da São Paulo Railway Company. A pesquisa qualitativa será feita a partir desta base documental previamente selecionada, sendo que a informação será analisada a partir de um repertório teórico-conceitual dos estudos sobre urbanização e a produção social do espaço em São Paulo. A pesquisa estará atenta a presença da iniciativa privada, especialmente da São Paulo Railway, na comercialização de lotes urbanos em áreas de sua propriedade. Nesse contexto de intensas transformações urbanas que a pesquisa pretende contribuir junto aos estudos de urbanização e a participação da iniciativa privada na estruturação urbana da cidade de São Paulo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)