Busca avançada
Ano de início
Entree

O ensino do gerenciamento de conflitos para graduandos de enfermagem com o uso da simulação realística

Processo: 21/09084-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Alexandre Pazetto Balsanelli
Beneficiário:Lucas Garcia Lima
Instituição Sede: Escola Paulista de Enfermagem (EPE). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Administração em enfermagem   Educação em enfermagem   Competência profissional   Conflitos   Estudantes de enfermagem   Simulação   Processos interpessoais e de grupo   Técnica Delphi
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:competência profissional | Conflito | Ensino de Enfermagem | Processos Grupais | Simulação | Administração em Enfermagem

Resumo

As relações humanas estão sujeitas a conflitos. No ambiente de prática profissional do enfermeiro isso não é diferente. Situações conflituosas podem gerar efeitos negativos, tais como a baixa autoestima, prestação de cuidados deficitários, além doprejuízo à reputação da instituição. É necessário que o enfermeiro esteja preparado para lidar com situações de conflito, já que esta competência é esperada no ambiente profissional. Assim, seria interessante que durante a graduação os estudantes fossem submetidos à simulação realística, proporcionando um ambiente seguro, e com maior proximidade da realidade, tornando o aprendizado significativo e permanente. O objetivo desta pesquisa é construir e validar um cenário de simulação realística voltado para o ensino do gerenciamento de conflitos para estudantes de graduação em enfermagem. Trata-se de um estudo metodológico, no qual inicialmente construiu-se um cenário de simulação a partir da experiência dos pesquisadores. Posteriormente realizaremos uma análise por experts da área, que serão convidados a avaliar o cenário. Para a seleção destes experts, será realizada uma adaptação da proposta de Fehring, valorizando a formação acadêmica, em pontuações. Para a validação do cenário, será utilizada a escala likert contemplando desde "concordo totalmente", até "discordo totalmente", em pontuações de um a cinco, respectivamente com o uso da técnica de Delphi. Os dados coletados serão analisados à luz da estatística descritiva, e Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerando o IVC maior ou igual a 80%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)