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Análises sobre a cultura dos ginásios de treinamento da ginástica artística à luz do Estatuto da criança e do adolescente

Processo: 21/07375-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Laurita Marconi Schiavon
Beneficiário:Mayara Antonia Rosolen
Instituição Sede: Faculdade de Educação Física (FEF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Pedagogia do esporte   Ginástica artística   Trabalho infantil   Legislação   Análise documentária   Pesquisa bibliográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formação Esportiva | Formação humana | Ginástica | Legislação | Pedagogia do Esporte | Trabalho Infantil | Pedagogia do Esporte

Resumo

A Ginástica Artística é conhecida por ser praticada por crianças e jovens, dando-se início à participação em competições oficiais organizadas pelas instituições federativas a partir de 8 anos de idades. No contexto competitivo, o rendimento esportivo tem sido priorizado, transformando crianças em atletas, muitas vezes desconsiderando as necessidades da criança além das necessidades para serem atletas. À medida em que a prática esportiva é priorizada na vida de crianças e adolescentes atletas, consideramos que pode haver um cerceamento dos direitos das crianças e adolescentes ou mesmo a falta de um olhar para esses(as) atletas com outras necessidades que vão além da vida esportiva e com o respeito que devem ser tratados(as). Por ser uma das modalidades que envolve a especialização esportiva precoce, essa população pode apresentar um potencial maior de vulnerabilidade em relação ao cumprimento de seus direitos e à exposição a abusos e violências, assim como tem sido descrito e investigado em pesquisas com ginastas e sobre a cultura dos ginásios dessa modalidade, além de reportagens recentemente publicadas, que revelam que o desrespeito dentro do ginásio não é recente. Portanto o presente trabalho tem como objetivo analisar o conjunto de práticas, condutas e comportamentos presentes no processo de formação e treinamento desportivo-competitivo e que fazem parte da cultura dos ginásios de treinamento de Ginástica Artística, confrontando-as com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8069/90) e legislação correlata. Para tal será realizada uma pesquisa bibliográfica e documental sobre contextos de treinamento esportivo de ginastas, que posteriormente serão organizados por meio de análise temática, tendo como base os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, com a justificativa de promoção de debates para que ações relativas a este campo sejam repensadas e transformadas de modo que sejam finalmente adequadas às crianças e não as crianças adequadas às práticas. (AU)

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