Avaliação do desempenho do GBAS no Brasil usando GNSS Multifrequência e Multi-Cons...
Suporte às atividades de processamento de dados e manutenção dos receptores GNSS e...
Processo: | 21/12377-8 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de dezembro de 2021 |
Data de Término da vigência: | 30 de novembro de 2022 |
Área de conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geodésia |
Acordo de Cooperação: | CNPq - INCTs |
Pesquisador responsável: | Joao Francisco Galera Monico |
Beneficiário: | Felipe Tintino Linhares de Souza |
Instituição Sede: | Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 17/50115-0 - INCT 2014: tecnologia GNSS no suporte à navegação aérea, AP.PP |
Assunto(s): | Geodésia espacial Sistemas de navegação global por satélite Navegação Integridade estrutural Protótipo |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Efeitos da Ionosfera | Gbas | Gnss | Navegação | Pegasus | Geodésia Espacial |
Resumo O GBAS (Ground Based Augmentation System) é um sistema de aumento que é responsável em garantir a manutenção dos parâmetros de qualidade (acurácia, integridade, continuidade e disponibilidade) relacionados ao posicionamento GNSS (Global Navigation Satellite System) aplicado na aviação. Este sistema faz uso de um conjunto de estações GNSS, localizadas ao redor do aeroporto, integrado com sistema de comunicação e com modelos de avaliar a integridade, utilizado na aviação que auxilia nos procedimentos de aproximação de precisão. O GBAS baseia-se no método de posicionamento DGNSS (Differential GNSS), no qual estações de referências geram correções de pseudodistância suavizadas pela fase que são transmitidas para a aeronave e assim melhorar a acurácia na determinação de sua posição. Segundo a ICAO (International Civil Aviation Organization), o GBAS está autorizado a operar utilizando apenas a frequência L1 do GPS e GLONASS, já que por motivos de segurança a frequência L2 não é autorizada por não ter garantia de integridade deste que não faz parte do espectro protegido por órgãos da aviação. A tendência é que futuramente o GBAS tenha garantia em operar utilizando duas frequências (L1 e L5), além de possivelmente fazer uso de duas ou mais constelações para a realização do posicionamento GNSS. Este trabalho tem como objetivo iniciar uma investigação para o desenvolvimento de um protótipo GBAS capaz de operar com multi constelação e multifrequência GNSS, além de avaliar o seu uso na navegação aérea. (AU) | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |