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Concepções e importância da afetividade na formação inicial de professores no Brasil e na França: um estudo comparado em educação

Processo: 20/15066-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Alonso Bezerra de Carvalho
Beneficiário:Ricardo Francelino da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):22/00988-5 - O lugar e o papel da afetividade na formação inicial de professores no Brasil e na França: análise das representações dos formadores e de suas práticas de ensino, BE.EP.DR
Assunto(s):Afetividade   Formação de professores   Prática profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:afetividade | formação de professores | prática docente | relação professor-aluno | Psicologia da Educação e Filosofia da Educação

Resumo

O presente trabalho consiste em um estudo comparado que se insere na linha de pesquisa "Cultura, cognição, afetividade" e tem como objetivo central investigar se e como os cursos de formação de professores, no Brasil e na França, abordam a afetividade no processo formativo e quais suas possíveis contribuições no processo de formação inicial dos referidos professores. A manifestação de determinados fenômenos nas salas de aula (violência entre alunos, bullying, assédio e violência contra professores etc.) nos leva a questionar a importância atribuída à temática e especialmente aos componentes afetivos na formação inicial de professores. Quanto aos procedimentos teórico-metodológicos, pretendemos verificar tanto as contribuições de Wallon e Vygotsky quanto a de outros pensadores que abordaram o tema, bem como investigar os conteúdos ministrados nas disciplinas de "Psicologia da Educação", no Brasil, e de "Psicologia", na França. Serão enviados questionários aos formadores, por via eletrônica, bem como observadas as atividades desenvolvidas nas disciplinas elencadas com o objetivo de apreender quais as concepções de afetividade presentes. Serão realizadas ainda entrevistas com os docentes de cursos de Pedagogia da UNESP de Marília, Bauru e Presidente Prudente, e com docentes de Psicologia do Institut National Supérieur du Professorat et de l'Éducation (INSPÉ) de Lyon, Marseille e Paris, com vistas à coleta de dados a serem comparados com a finalidade de mensurar a importância atribuída à temática por formadores e futuros professores e assim, ampliar o entendimento e a compreensão de como a afetividade é concebida nos cursos de formação inicial.

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