Rastros das vanguardas européias na teatralidade modernista brasileira
Tchekhov e a cena brasileira - do subtexto à interpretação do texto
Entre a antiguidade e a modernidade: a recepção da Antígona de Sófocles no teatro ...
Processo: | 22/02627-0 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Exterior - Pesquisa |
Data de Início da vigência: | 14 de julho de 2022 |
Data de Término da vigência: | 13 de janeiro de 2023 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro |
Pesquisador responsável: | Vinicius Torres Machado |
Beneficiário: | Vinicius Torres Machado |
Pesquisador Anfitrião: | Christel Stalpaert |
Instituição Sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil |
Instituição Anfitriã: | Ghent University (UGent), Bélgica |
Assunto(s): | Teatralidade Tragédia (gênero) Encenação |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Encenação | Novo Materialismo | Opsis | Psuchagôgia | Teatralidade | Tragédia | Filosofia do teatro e prática da encenação |
Resumo Este projeto, para obtenção de bolsa de pesquisa na Faculty of Art and Philosophy, da Ghent University (Bélgica), tem por objeto realizar investigação de caráter teórico-prático e interdisciplinar: serão agenciados conceitos e teorias extraídos dos estudos clássicos e dos estudos do Novo Materialismo, que serão testados em um laboratório de criação, a fim de investigar as afecções geradas pelos elementos materiais de uma possível cena trágica contemporânea. O trabalho será realizado em parceria com o grupo S:PAM, que tem como eixos de pesquisa a história, a ecologia e a prática. Pretende-se investigar como os elementos trágicos da cena (opsis), por meio do impacto emocional que geram no público (psuchagôgia), possibilitam o surgimento de uma diferente sensibilidade para com a vitalidade da matéria. Para tanto, pretende-se recorrer a: revisão bibliográfica sobre a materialidade da teatralidade trágica grega antiga e sobre as abordagens dos conceitos de opsis e psuchagôgia nos tratados clássicos; revisão bibliográfica sobre os estudos do Novo Materialismo; pesquisa de campo em sítios arqueológicos e museus na Grécia e na Turquia; participação nos encontros do Grupo S:PAM e em aulas na Ghent University e na Utrecht University e realização de um laboratório de criação com a artista pesquisadora Adriana LaSelva, douto-randa integrante do grupo S:PAM. Como resultados desse processo, objetiva-se o compartilhamento público do exercício cênico alcançado durante o processo, a escrita de dois artigos científicos e a criação de um arquivo virtual aberto, disponibilizando todos os materiais pesquisados. (AU) | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |