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Noções de identidade e bem viver a luz de epistemologias africanas

Processo: 22/02481-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2022
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Alessandro de Oliveira dos Santos
Beneficiário:Mariana Martha Cerqueira Silva
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/15573-0 - Limites e possibilidades para o bem viver de estudantes negros em instituições de ensino superior: o caso da Universidade de São Paulo, AP.JP2
Assunto(s):Psicologia intercultural   Grupos étnicos   Identidade   Africanos   Epistemologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bem viver | Epistemologias Africanas | Identidade | Pensamento Decolonial | Intercultura e Raça-Etnia

Resumo

Esta pesquisa, de cunho teórico-conceitual, está voltada à articulação e análise de noções de identidade que orientem um sentido de bem viver. A inserção da pessoa no grupo e a singularidade de cada indivíduo com sua história serão indicativos importantes para mapear o conceito de identidade que sustenta esta investigação. Ancorado numa perspectiva decolonial, o método desta pesquisa está baseado numa revisão de escopo de epistemologias africanas que articulam noções de identidade e bem viver para identificar as principais fontes e tipos de evidências disponíveis em publicações científicas internacionais, de forma a construir uma síntese teórico-conceitual pautada num referencial pouco explorado pela área da Psicologia. Com esse projeto almeja-se demarcar lógicas teóricas não-eurocêntricas na produção do conhecimento e no ensino das Ciências, difundindo epistemologias com base em culturas e ancestralidades africanas que contribuam para a diversificação curricular que orienta a formação profissional do psicólogo quiçá colaborando para produção de uma identidade positivada de estudantes negros e para ampliação de possibilidades de conclusão e permanência deles no ensino superior. (AU)

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