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Criação de um canal de divulgação científica no Youtube e estudo da influência de seus vídeos de divulgação científica na percepção do público geral sobre a importância da Química

Processo: 21/14353-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2022
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Kasseboehmer
Beneficiário:Danúbia Esprega Gonçalves
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/10118-0 - Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para a análise e a degradação de interferentes endócrinos: materiais, sensores, processos e divulgação científica, AP.TEM
Assunto(s):Divulgação científica   Vídeo educativo   Análise qualitativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Canal do YouTube | Divulgação Científica | Química | Vídeos de Divulgação Científica | Divulgação Científica

Resumo

Atualmente, é indiscutível a importância de se promover a Divulgação Científica da Química e da Universidade. Nesse âmbito, o Projeto Temático 2017/10118-0 (Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para a análise e a degradação de interferentes endócrinos: materiais, sensores, processos e divulgação científica) possui como uma de suas vertentes a Divulgação Científica para o público geral, uma vez que possui como um de seus resultados esperados a "aproximação da universidade e da população". Sendo assim, este Projeto de Pesquisa objetiva a criação de um canal do YouTube para disponibilizar vídeos de Divulgação Científica referentes ao Projeto Temático citado (2017/10118-0), a fim de mostrar à população geral uma visão elucidativa, legítima e mais próxima da realidade vivida nos laboratórios de pesquisa de universidades públicas. Além disso, pretende-se estudar a influência que os vídeos disponibilizados exercem na percepção que o público geral tem da Química, além de proporcionar uma aproximação entre a universidade e a sociedade em geral. A análise será feita através da triangulação metodológica de métodos quantitativos e qualitativos, por meio da aplicação de questionários e da utilização da ferramenta Analytics do YouTube. Com este projeto, é esperado que haja um incentivo para a produção de vídeos de divulgação científica de pesquisas realizadas nas universidades, além de contribuir para o aumento da valorização da Ciência e da Química.(AU)

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