Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise proteômica e morfofuncional do coração de animais velhos submetidos a restrição proteica materna

Processo: 22/03606-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2022
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2024
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Luis Antonio Justulin Junior
Beneficiário:Isabella Lopes Bravo
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Proteômica   Mecanismos moleculares   Ecocardiografia   Espectrometria de massas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:DOHaD | Músculo Estriado Cardíaco | proteômica | restrição proteica materna | Biologia Cardíaca.

Resumo

A abordagem da Origem Desenvolvimentista da Saúde e da Doença (DOHaD), visa elucidar a correlação da incidência de doenças crônicas não transmissíveis com eventos sofridos durante a gestação e/ou primeira infância. Dentre as doenças estudadas, as mais prevalentes estão a obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Dentre os modelos experimentais utilizados para estudos de DOHaD, está a submissão de roedores a restrição proteica materna (RPM), que já vem sendo descrito como responsável pelo aumento da incidência de doenças cardíacas no envelhecimento. Apesar disso, os mecanismos moleculares envolvidos neste processo ainda não foram totalmente elucidados. Neste contexto, o avanço de tecnologias de geração de dados em larga escala atrelados a ferramentas de bioinformática, tem possibilitado uma visão integrativa global de mecanismos moleculares envolvidos em condições normais e patológicas. O objetivo deste trabalho será analisar a morfologia tecidual, função cardíaca e o perfil global de expressão proteica (shotgun) no coração de ratos velhos (540 dias de idade pós-natal) que foram submetidos à RPM, para identificar possíveis vias moleculares envolvidas no desenvolvimento de doenças cardíacas com o envelhecimento. Para isso, animais do grupo controle (CTR), cujas mães consumirão ração contendo 17% de proteína e aqueles submetidos à restrição proteica gestacional e lactacional (RPGL), cujas mães consumirão ração contendo 6% de proteína serão submetidos à análise por ecocardiograma e posteriormente serão eutanasiados e fragmentos do ventrículo cardíaco esquerdo serão encaminhados para análises histológicas e à técnica proteômica por espectrometria de massas (LC-Ms/Ms). Assim, espera-se obter uma visão global dos efeitos do DOHaD por RPM sobre a morfofisiologia cardíaca, identificando as proteínas diferentemente expressas no coração destes animais e correlacionar com possíveis alterações funcionais neste órgão.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)