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Desempenho Perceptivo-Auditivo de Crianças com e sem Transtorno Fonológico na classe das sonorantes.

Processo: 22/03845-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2022
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2022
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Larissa Cristina Berti
Beneficiário:Isabella Rodrigues Domingues
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Identificação   Transtorno fonológico   Fonética e fonologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desempenho perceptivo - auditivo | Identificacao | Sonorantes | Transtorno fonológico | Fonética e Fonologia

Resumo

O objetivo do presente estudo é (a) comparar o desempenho perceptual de crianças com e sem Transtorno Fonológico (TF) em tarefa de identificação envolvendo a classe das sonorantes do Português Brasileiro; e (b) identificar se o desempenho perceptivo-auditivo é dependente da classe fônica. Assumindo que o TF afetaria a percepção dos contrastes fonológicos, hipotetiza-se: (a) desempenho perceptual menos acurado e mais laborioso em crianças com TF quando comparadas aos seus pares típicos; (b) desempenho menos acurado e mais laborioso para as líquidas em ambos os grupos. Participarão deste estudo 63 crianças, entre 4-8 anos de idade, subdivididos em dois grupos: (GE) grupo experimental, composto por 42 crianças diagnosticadas com TF e, (GC) grupo controle, composto por 21 crianças com desenvolvimento típico de fala pareadas ao grupo experimental quanto à idade e gênero, considerando a relação 2:1. O procedimento experimental consistirá na aplicação do teste de identificação perceptivo-auditivo, PERCEFAL- proposto por Berti (2017), relativo à classe das sonorantes, com o uso do software PERCEVAL- Perception Evaluation Auditive e Visuelle (André et al, 2009). A tarefa experimental consiste em um teste de identificação, na qual os participantes escutarão um estímulo auditivo e deverão indicar o fonema percebido dentre duas opções de escolha. Os critérios adotados para análise serão: 1) acurácia perceptivo-auditiva, representada em porcentagem de erros, acertos e não resposta e 2) tempo de reação dos erros e acertos. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para o melhor entendimento da percepção da classe das sonorantes e, ainda, subsidiem estratégias terapêuticas no processo de reabilitação em crianças com TF.

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