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Poesia, deslocamento: a consciência cinematográfica na obra de Marília Garcia.

Processo: 21/00727-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2022
Data de Término da vigência: 10 de setembro de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Diana Junkes Bueno Martha-Toneto
Beneficiário:Yasmin Bidim Pereira dos Santos
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/09702-0 - Conexão Godard-Garcia: no rastro do cinema, o poema, BE.EP.DR
Assunto(s):Cinema   Deslocamento   Poesia   Poesia do Brasil   Literatura e cinema
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cinema | Deslocamento | Imagem-movimento | Imagem-tempo | Poesia | poesia brasileira contemporânea | Literatura e Cinema

Resumo

Esta pesquisa explora a relação entre poesia e cinema na obra da poeta Marília Garcia. Parte-se da premissa de que a presença do cinema está intrinsecamente conectada ao expediente teórico-crítico-reflexivo da poeta em torno do tema do deslocamento, evidenciando um pensamento crítico que reconhece a centralidade da imagem técnica nos processos de subjetivação e percepção do tempo e espaço, e toma o cinema como meio privilegiado para pensar o deslocamento na contemporaneidade.Assume-se que o cinema na poesia de Garcia se revela num duplo aspecto: como visão de mundo e como estratégia de criação poética. Desse modo propõe-se o termo consciência cinematográfica para designar esse duplo aspecto da relação mariliana com o cinema: metáfora do mundo e método de criação poética. Entende-se, então, que esta poética estabelece entre poesia e cinema uma relação de outridade (PAZ, 1992): o cinema como o outro da poesia, para pensar o mundo e a si mesma.Assim, pretende-se demonstrar como Garcia agencia ideias e procedimentos cinematográficos com a finalidade de realizar seus expedientes poéticos em torno do tema do deslocamento. Para tal os conceitos deleuzianos de imagem-movimento e imagem-tempo mostram-se importantes para compreender porque o cinema constitui meio privilegiado para Marília Garcia realizar seu expediente teórico-crítico-reflexivo.

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