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A constituição do sujeito na teoria histórico cultural: desdobramentos das concepções de personalidade e subjetividade para os contextos escolares

Processo: 21/10764-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2022
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Lavínia Lopes Salomão Magiolino
Beneficiário:Thayne da Silva Santos
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento   Personalidade   Subjetividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento | Personalidade | subjetividade | Teoria histórico cultural | Vigotski | Psicologia do Desenvolvimento Humano e da Educação

Resumo

Tendo em vista os construtos teóricos sobre desenvolvimento humano e formação da personalidade de caráter reducionista que embasam propostas no campo das políticas educacionais atuais, este projeto se propõe a: investigar a conceituação dos processos de constituição social do sujeito na Teoria Histórico Cultural em Psicologia e seus desdobramentos à Educação, uma vez que esta se apresenta como um importante contraponto a tais concepções. Para tanto, pretende-se realizar um trabalho de cunho teórico-bibliográfico que abarca: I) o adensamento conceitual da obra de Vigotski em meio à publicação recente de seus estudos pedológicos que colocam em destaque a intrincada relação entre desenvolvimento e personalidade; II) o estudo das pesquisas contemporâneas que tratam sobre o tema na referida teoria; III) e o cruzamentos dos estudos, buscando tecer reflexões acerca de como tais concepções sobre o processo de desenvolvimento e constituição do sujeito se desdobram nos contextos escolares. Espera-se, com isso, contribuir para o adensamento dos estudos na Teoria Histórico-Cultural com relação à constituição social do sujeito, tendo em conta que este compõe um tema inacabado na obra de Vigotski e se apresenta nas obras de autores contemporâneos de forma distinta e, muitas vezes, controversa. Isto posto, espera-se tecer reflexões críticas acerca das implicação e contribuições que tais concepções epistemológicas trazem para à educação e ao contexto escolar. (AU)

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