Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da eutrofização e de diferentes substratos sobre a diversidade taxonômica e funcional do zooplâncton, em sistema aquícola multitrófico integrado.

Processo: 22/05412-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2022
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Stela Maioli Castilho Noll
Beneficiário:Laura Jardim Chiarelli
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Aquicultura   Camarão-da-Amazônia   Sustentabilidade   Tilápia-do-Nilo   Zooplâncton
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquicultura | camarão-da-amazonia | Comunidade Zooplanctônica | Sustentabilidade | Tilápia-do-nilo | Zooplâncton

Resumo

O processo de eutrofização é relatado como o principal impacto gerado pela produçãoaquícola, sendo a aquicultura multitrófica integrada e a adição de substratos tomadas comotécnicas sustentáveis por induzirem a ciclagem dos nutrientes nesses sistemas. Dada aimportância da comunidade zooplanctônica e de seus serviços ecossistêmicos nos ambientesde cultivo aquático, o presente projeto tem como objetivo avaliar o efeito temporal dasvariáveis físico-químicas da água de policultivo em diferentes substratos sobre as métricas dediversidade taxonômica e funcional do grupo. Para esse propósito será utilizado o banco dedados referente ao projeto temático: "Produção, viabilidade econômica e sustentabilidade docultivo do camarão-da-amazônia e tilápia-do-nilo em sistemas multiespacial e multitrófico".O experimento foi realizado em 12 viveiros de policultivo de camarão e tilápia com 3tratamentos e 4 réplicas cada: T1 - cultivo sem substrato (CON); T2 - cultivo com substratofeito de manta geotêxtil (GEO); T3 - cultivo com substrato feito de bambu (BAM). Osparâmetros físico-químicos da água dos viveiros e a comunidade zooplanctônica foramamostrados quinzenalmente. A fim de avaliar o efeito desses parâmetros sobre o grupo deinteresse, os índices de diversidade taxonômica e funcional serão empregados como variáveisrespostas e modelados em função das variáveis físico-químicas (explicativas) utilizandoModelos Mistos Lineares Generalizados (GLMM). Além disso, será aplicada umaPERMANOVA a fim de verificar diferenças na composição de espécies entre os diferentestratamentos (CON, GEO e BAM) e SIMPER para verificar quais espécies mais contribuírampara essas diferenças.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, NATAN GUILHERME; DOS SANTOS, EDUARDO FERNANDO; MORARI, PEDRO HENRIQUE RIBEIRO; CHIARELLI, LAURA JARDIM; CASTILHO-NOLL, MARIA STELA MAIOLI. Total nitrogen and pH are key variables for functional structure of zooplanktonic communities in an agropastoral landscape. Science of The Total Environment, v. 891, p. 8-pg., . (04/04820-3, 07/05134-4, 19/24576-5, 20/06632-2, 22/05412-4)