Busca avançada
Ano de início
Entree

Prática do bullying e posições sociométricas entre meninos

Processo: 22/09833-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Wanderlei Abadio de Oliveira
Beneficiário:Victoria Maria Ribeiro Lembo
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Bullying   Violência escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bullying | Status Sociométrico | Violência escolar | Psicologia Escolar e Educacional

Resumo

A aceitação ou rejeição entre pares é um dos determinantes mais amplamente reconhecidos para a ocorrência de bullying na escola. Esse determinante está relacionado ao ajustamento psicossocial e à popularidade de crianças e adolescentes. O estudo objetiva compreender as relações entre o status sociométrico e prática de bullying na escola entre meninos. Para tanto, será realizada uma pesquisa qualitativa em uma escola do interior do estado de São Paulo. Serão convidados para aderirem à investigação todos os estudantes da escola matriculados no Ensino Médio. Os dados serão coletados por meio da Escala Sócio-Métrica proposta por Levandoski (2009). No instrumento de coleta de dados os estudantes indicam como veem a si mesmo e a seus colegas em sala. Destaca-se que a literatura científica indica que esse método de coleta de dados é o mais eficaz para mapear casos de bullying nas escolas. O projeto já foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da PUC-Campinas. Nesse estudo serão particularizados os dados relacionados aos meninos. Embora de natureza qualitativa, métodos descritivos e de comparação entre grupos serão aplicados para atingir o objetivo da pesquisa. Os resultados serão discutidos no âmbito da psicologia positiva. Os dados sociométricos podem fornecer informações úteis sobre a dinâmica do bullying na escola e orientar estratégias de intervenção no contexto escolar.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)